Fazer boas escolhas é fundamental para trilhar um caminho de sucesso e ascensão. Para isso, é importante se organizar e pensar no futuro. É necessário entender a relevância de habilidades como criatividade, resolução de problemas e pensamento crítico.

Para Maíra Pimentel, cofundadora e diretora de projetos da Tamboro, com sede do Rio de Janeiro, a evolução tecnológica tornou algumas características protagonistas no mercado de trabalho. “Chamadas de habilidades do século 21, nos diferenciam das máquinas, impulsionando a performance de qualquer profissional”. Logo, é importante improvisar, se adaptar e se superar.

Além disso, as novas gerações buscam, além do sucesso econômico, sentido e felicidade. Não basta o simples acúmulo de conteúdos. Cada jovem possui necessidades específicas. “Logo, a escola tem de ser um espaço físico e virtual, onde se trabalhe a gestão do conhecimento e do autoconhecimento. A estratégia é desenvolver a educação mais holística, a qual leve em conta as diferentes dimensões do indivíduo e suas inter-relações, trabalhando pessoas capazes de expandir seus mindsets para as novas demandas e possibilidades do futuro”, afirma Nuricel Aguilera, fundadora do Instituto Alpha Lumen (IAL).

Atualmente, as escolas de base precisam se inspirar e fornecer ferramentas capazes de atualizar pessoas para as carreiras de um futuro próximo. “Esses jovens tendem a buscar por áreas capazes de satisfazer seu anseio pessoal e social. Alguns exemplos são: youtuber, designer de interface, 3D designer, engenheiro da computação, quadrinista e desenvolvedor de jogos”, afirma Célio Antunes, CEO e fundador da Impacta.

Idealizar uma profissão deve servir como combustível para alcançar, principalmente, as ambições pessoais. “Quando falamos de realização pessoal, a juventude está cheia de perspectivas e busca motivações interiores para efetuar seus sonhos pessoais e profissionais. A família tem grande peso emocional e psicológico nessa questão para ajudar no crescimento e na maturidade do coração”, explica o padre Douglas Verdi, diretor geral dos colégios salesianos Santa Terezinha e do Liceu Coração de Jesus.

Lucas Oliveira tem 18 anos e já faz planos para sua carreira. Ele ingressou no mercado como jovem aprendiz e pode ter uma visão do funcionamento de uma organização e de como trabalhar em equipe. "Agora eu penso em qual carreira seguir. Me formei no ensino médio e farei um ano de cursinho, para entrar em uma faculdade de renome. A aprendizagem, certamente, me fez repensar sobre o futuro!", assegura.

Qual o caminho para o sucesso? É a soma de pequenos esforços cotidianos, porque a esperança não está presente só na vitória, mas no planejamento, na tentativa, nos erros, nos acertos, na luta diária etc. “Por isso, sonhe, torne seus desejos em realidade, acredite em você, no seu potencial e nas oportunidades, porque ‘a vida tem a cor que você pinta (Mário Bonatti)’”, afirma Verdi.


Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe