O intercâmbio é uma oportunidade única de ter uma experiência enriquecedora e inesquecível. Muito além de uma simples viagem turística, oferece a chance de desenvolvimento da língua escolhida e também profissional e pessoal. Você sai da sua zona de conforto e vive em outra cultura!

Quando a decisão de ir pra fora está tomada, é preciso ter alguns cuidados e prestar atenção em como os nativos se comportam. Pensando nisso, a Trust Intercâmbio Cultural e Turismo, com agentes também no Rio de Janeiro, traz algumas dicas para você não passar aperto e nem ter de utilizar algum “embromation”:

1 - Para onde eu vou?

A fase de pesquisa é essencial para não ir a um lugar nada a ver com você. Explore a cultura do local, os costumes e até mesmo coisas como clima, os quais podem afetar seu rendimento e tornar a viagem uma tortura. É importante também ter em mente o seu objetivo para definir o tempo. Dependendo do lugar, existem cursos de um mês, até um ano.

2 - Planejamento é seu amigo

Não precisa fazer uma planilha ou um plano extremamente detalhado, porém é muito benéfico você checar rotas de metrô, linhas de ônibus, táxis. Entenda como funciona a cidade onde vai morar e o quanto a sua moradia fica distante de onde você vai estudar. Outro ponto diz respeito às finanças. Se for somente para aprendizado, preste atenção no quanto precisará levar para se sustentar e também para aproveitar os dias de folga. Você usará outra moeda, com custos para comer, morar, passear, por isso se atente antes de gastar tudo no primeiro mês e arranjar dívidas para pagar quando voltar.

3 - Estudar nunca foi tão divertido!

Além de proporcionar uma imersão cultural, o intercâmbio é divertido e te dá uma visão totalmente ilimitada de conhecimento. Um curso como o High School, o coloca dentro de um semestre ou ano letivo em um colégio normal e é uma chance do aluno se engajar tanto em escolas públicas quanto particulares. Ao final, você é reconhecido, recebendo um certificado com a frequência e aproveitamento, usado para validação no Brasil.

 4 - Viajei! E agora?

Antes de colocar o pé em território estrangeiro, tenha em mente a seguinte frase: não faça lá algo com o qual não faria em seu país. Em muitos lugares, a lei é bem mais rígida. Tome cuidado para não se encrencar e levar uma experiência ruim na bagagem de volta para casa.

Após se formar na faculdade, Karolina da Silva Machado Rocha percebeu como a falta do inglês era um ponto negativo na busca de uma colocação. “Então fui em busca de um intercâmbio e na agência me indicaram a Irlanda”, conta. Em seu primeiro dia de aula ficou encantada. “Fiz amigos de algumas partes do mundo e com eles veio a vontade de não falar apenas um idioma, mas começar a estudar cada vez mais”. Ela conta ter seguido as dicas acima e, com isso, teve o máximo aproveitamento possível. “Era exatamente a experiência por mim almejada e fez toda a diferença em minha vida”, finaliza.

E você, ficou animado?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe