Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-dom-da-palavra

O dom da palavra 

Notícia | 28/12/2017

Cláudia Giannoni

Nem sempre um dom é divino. Sem dúvidas, alguns nascem com essa habilidade mais aguçada, mas com treino e disciplina é possível adquirir, por exemplo, o poder da palavra. Articular bem as ideias e saber se expor é fundamental para quem busca o sucesso!

Ensinar a arte da oratória é uma das primeiras profissões do mundo. Na antiga Grécia, cidadãos eram treinados para falar em público e defender seus pontos de vista. Atualmente, há uma retomada no surgimento de especialistas no preparo de profissionais. Não se trata de media training, mas de comunicação para se apresentar em público com qualquer tipo de pessoa. Estar preparado para momentos decisivos é sempre importante.

Para a consultora de comunicação e sócia da All Presentations, Alessandra Braga, a falta de foco, de domínio emocional e o despreparo, podem sabotar um excelente comunicador. “Nos EUA as crianças aprendem na high school a fazer apresentações para os colegas. Já no Brasil, poucos têm essa oportunidade ainda na infância e, quando chegam ao mundo corporativo, são ‘lançados aos leões’ para defender o budget da área ou aprovar um projeto perante uma audiência crítica, sem terem o devido preparado”, explica.

Uma pesquisa de 2014, da Universidade de Chapman, apontou o medo de falar em público como a maior fobia entre os participantes. Segundo estudo realizado pelo Nube, com 16.484 jovens, as principais dificuldades são nervosismo (33,78%), timidez (33,27%), ansiedade (27,44%) e falta de concentração (5,5%). De acordo com o Clube da Fala no Rio de Janeiro, “boca seca, taquicardia, suor, tremor, mãos frias, hesitações na fala, desvio no olhar e ter pensamentos negativos são algumas das manifestações de quem sofre com a situação e o fenômeno atinge aproximadamente 56% da população”.

No entanto, esse tremor pode estar limitando sua carreira. Segundo o site britânico BBC, entre as principais habilidades procuradas pelos recrutadores, "comunicação oral" é a número um e "talento para apresentação" é a número quatro. Sem dúvidas, é uma das principais competências necessárias a todos nós, especialmente em tempos, cujas empresas dão cada vez mais valor a isso.

Harvey Coleman afirma no seu livro Empowering Yourself ("Empodere-se", em tradução livre), o fato de existirem três fatores para o sucesso na carreira: desempenho (10%), imagem (30%) e exposição (60%). “Fazer um bom trabalho é importante, mas vender o peixe e construir uma figura confiável é fundamental”, conta a especialista.

Acostumada a treinar profissionais para falar em público, Alessandra afirma: o conhecimento e a prática são necessários. Segundo ela, boa parte dos indivíduos pode dar um show em uma apresentação, o pré-requisito é treinar antes. “É como thriatlon, como diz uma das minhas clientes, exige dedicação, disciplina e técnica”, afirma.

E você, está se saindo bem nesse quesito?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete