Passou na faculdade e está em dúvida se vale a pena ou não fazer estágio durante os próximos quatro ou cinco anos? Então esta matéria é para você! Conheça os benefícios em começar essa etapa da carreira o quanto antes e cadastre-se já no site do Nube!

Antes de iniciarmos, é importante frisar: o estágio pode ser realizado a partir dos 16 anos, antes mesmo de entrar para a vida universitária. Basta estar regularmente matriculado e frequentando uma instituição de ensino, seja presencial ou a distância.

Vamos lá: o principal benefício dessa fase é colocar a teoria - aprendida em sala de aula - na prática do ambiente corporativo. É uma boa oportunidade para entender se tem interesse na área escolhida ou se pretende mudar. Lembre-se: há diversas opções de atuação em uma mesma profissão. Um jornalista, por exemplo, pode trabalhar com TV, Rádio, Internet, impresso ou assessoria de imprensa, entre outros.

No entanto, não espere vida mole somente porque é o “novato”. Terá responsabilidades como qualquer outro colaborador, exigindo comprometimento e dedicação. Helio Donin Júnior, Diretor da Donin Contabilidade, no Rio de Janeiro, deixa sugestões para aproveitar ao máximo o período.

“Não recuse trabalho e, se tiver tempo livre, questionar ao superior se algo mais pode ser repassado para execução. Vivemos em uma sociedade profissional do conhecimento! Quanto maior a possibilidade de acesso e retenção a informações, maior será a aceleração do desenvolvimento profissional”, indica Júnior.

Antes de decidir iniciar, prepare-se para a nova rotina! Sim, haverá dias de poucas horas de sono por conta das aulas na faculdade, mas tudo valerá a pena quando terminar. Se ainda tem dúvidas, Marcelle Brandão, Pró-Reitora de Graduação e Assuntos Acadêmicos da Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, deixa uma reflexão final.

“O estudante, ao estagiar, assume determinados papéis mostrando os desafios do dia a dia. Ele passa a saber, por exemplo, como se relacionar com outras pessoas no ambiente de trabalho e qual tipo de comportamento social deve assumir.  Aprende também a importância de estar sempre atualizado, conhecendo melhor as ferramentas da Internet”, finaliza.

Dedique-se sempre! Quem sabe, ao final do período de dois anos, acontecerá a tão desejada efetivação? Boa sorte e conte sempre com as dicas do Nube!

Veja também:

TV Nube: Como lidar com o desemprego?

Qual o papel da IE no estágio?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe