Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
profissao-x-carreira

Profissão x Carreira  

Notícia | 15/12/2017

Está no ensino médio e anda pesquisando bastante sobre sua profissão? Ou seria sobre a sua carreira? Apesar de serem mencionados como sinônimos, há uma grande diferença entre os dois termos. Veja alguns contrastes e de quebra receba dicas para decolar rumo aos seus sonhos!

A profissão é uma área onde é possível classificar pessoas realizando a mesma atividade, independentemente se estão trabalhando ou desempregados. Algumas, como o Direito, exigem uma formação bem específica. Para atuar como advogado, por exemplo, é necessário passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Já a carreira tem um sentido mais amplo: é o caminho para alcançar seus objetivos a longo prazo. Ela é composta por todas as etapas da sua vida corporativa, desde o primeiro dia de estágio até a fase atual. Por isso, é muito comum ouvirmos as empresas falarem em “plano de carreira”. É uma estrutura pré-estabelecida, baseada em critérios, com o objetivo de guiá-lo a se desenvolver cada vez mais, tanto em termos financeiros quantos de responsabilidades em seu dia a dia.

Aí vai uma sugestão: não se apegue ao seu diploma! Atualmente, é muito comum vermos uma pessoa se formando em um setor e arrumando emprego em outro. Com a tecnologia e as redes sociais, diferentes oportunidades surgem e abrem novas perspectivas e competências.

“Por isso o estágio é tão importante: possibilita vivenciar e experimentar distintas tarefas e funções. Uma dica para o sucesso: não fique parado no tempo: procure se reinventar, sempre!”, opina Glória Alves, psicóloga do Rio de Janeiro com anos de atuação profissional como gestora em empresas nacionais e multinacionais.

Tá vendo só? Não se estresse na hora de preencher o curso na inscrição do vestibular. O importante é ser feliz!

Veja também:

8 perguntas para sua carreira

Planejamento de Carreira

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete