Na hora de procurar um novo emprego, as pessoas pensam, normalmente, em quanto elas querem ganhar e no momento da entrevista. Poucos candidatos refletem sobre um fator anterior a tudo isso: a apresentação do profissional, feita, primeiramente, por meio do currículo.

Para muitos, o CV (Curriculum Vitae) não passa de um pedaço de papel, afinal, o importante é a apresentação presencial. No entanto, devido ao grande número de candidatos, o documento acaba sendo, por diversas vezes, o único contato do profissional com a organização contratante. “É sua porta de entrada para qualquer lugar. Se não estiver apresentável, dificilmente o recrutador analisará e o convocará para uma seleção”, afirma Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers.

Segundo a gestora, é preciso colocar informações básicas, além de todo e qualquer outro dado relevante. “Nome, idade e endereço, bem como os contatos, são essenciais, mas não pode parar por aí. Insira sua formação universitária e cursos paralelos (como de idiomas ou de outras habilidades)”, orienta. Além disso, um resumo das suas qualificações, experiências e cases de sucesso, não podem ser deixados de lado. “Caso você trabalhe ou já tenha feito algo ligado a filantropia, é um diferencial”, explica a especialista.

Ao falar de suas habilidades, não tenha medo de fazer um pouco de marketing pessoal, apresentando casos de clientes anteriores e como obtiveram sucesso com sua ajuda, por exemplo. “Para quem nunca atuou e está atrás de uma primeira colocação, nada de pânico: esse é o momento de demonstrar, seja por meio do currículo ou ainda na entrevista, o fato de querer garantir seu futuro”, observa.

Paulo Sardinha, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro (ABRH-RJ), também recomenda: “se você já incluiu seu perfil há seis meses em algum site ou organização, vale contatar novamente a empresa”.

Existem milhares de modelos na Internet e o próprio Nube indica um no link: https://www.nube.com.br/estudantes/dicas/curriculo#.WhhsgvrSEXc. Portanto, não há desculpas para não fazer algo bem elaborado!

Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe