Já estamos em dezembro e as empresas iniciam as preparações para as festas de confraternização com o intuito de celebrar os resultados com toda a equipe. Nesses eventos, toda a organização se une, colocando departamentos e times em um único espaço. Muitas vezes, a ocasião pode ser um campo fértil para algumas gafes e se comprometer.

Segundo a Empresa Brasileira de Coaching (EBC), é preciso prevalecer o bom senso. “O acontecimento é uma reunião da corporação, não uma balada”, comenta o Master Coach da EBC, Fábio Meneghim. Com mais de 15 anos de experiência como executivo de multinacional, o especialista é formado em Business & Executive Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e lista dez dicas de como deixar uma marca positiva:

- Compareça e desfrute do momento;
- Coma e beba adequadamente;
- Deixe as reclamações do lado de fora;
- Invista em sua imagem com naturalidade e inteligência;
- Se tiver uma oportunidade, converse com os líderes. Cause uma boa impressão, mas sem bajular ou puxar assunto com frases clichês;
- Aproveite para se aproximar das pessoas de outras áreas. Aumente o seu networking interno;
- Vista-se de acordo com o Dress Code;
- Evite paqueras, mesmo você sendo solteiro (a);
- Não tire fotos constrangedoras dos seus colegas; cuidado os posts nas redes sociais;
- Peça desculpas por eventuais gafes.

A secretária-executiva, Ana Carolina Amaral, conta já ter presenciado cenas desconexas com esse ambiente festivo. “Tivemos um encontro numa megamansão no Morumbi, com piscina. Foram todos do escritório, com roupas de banho. O pessoal ficou bêbado e soubemos depois o fato de um dos advogados ter ficado com a estagiária”, relembra. Segundo ela, no dia seguinte o foco não era a celebração de mais um ano de trabalho, mas as gafes cometidas. “As fofocas duraram quase um ano e a imagem de uma das executivas ficou marcada por um bom tempo. Foi difícil apresentar o seu lado profissional depois disso”, conta.

Em contraponto, Ana Kekligian, formada em Master Coach e Análise Comportamental pelo IBC e sócia da EBC, comenta como a situação pode ser um excelente momento para se apresentar de forma elegante, marcar presença com naturalidade e confiança. “Se pergunte, por exemplo: como posso aproveitar o local para melhorar minha figura no grupo?”. Com mais de 18 anos de vivência como executiva de marketing, ela dá uma dica fundamental: “é importante fazer uma reflexão sobre quais pontos você quer transmitir”. Afinal, episódios constrangedores são bem comuns, por isso, todo cuidado é pouco.

E você, vai se comportar?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe