Costuma dormir tarde durante a semana por causa dos horários dos jogos de futebol, maratonas no Netflix ou qualquer outro motivo? Cuidado! Uma boa noite de descanso auxilia no funcionamento correto de diversas funções do organismo. Já a sua falta pode afetar o desempenho no estágio ou faculdade. Saiba mais sobre o tema com o Nube!

Segundo um estudo publicado pela revista científica Nature Communications, referência em publicações sobre física, química e biologia, o sono ajuda o cérebro a se organizar, além de garantir o bom funcionamento do coração. Durante o período de sossego, consolidamos a memória e nos adaptamos a novas experiências, armazenando dados recentes.

A falta desse relaxamento pode trazer mudanças físicas e mentais, ocasionando problemas em nossa capacidade de tomada de decisão, de lembrar informações, de julgamento e raciocínio lógico. Maxwell Oliveira dos Santos, professor do curso de Enfermagem da Anhanguera de Niterói, no Rio de Janeiro, conhece bem essa realidade. Ele confessa já ter recebido diversas vezes a desculpa de alunos não terem ido bem na prova por passarem a noite inteira debruçados nos livros.

“O uso do tempo diurno para estudo é muito bem-vindo, mas a fixação do conteúdo aprendido durante o dia só ocorre após uma boa noite de sono. Caso contrário sua cérebro não tem como analisar as informações importantes a serem guardadas e simplesmente elimina tudo”, explica.  

Para quem não consegue “contar carneirinhos” com facilidade e vê seu desempenho no estágio ou faculdade sendo afetados por conta disso, a psicóloga Carolina Veras deixa algumas dicas.

“Crie uma rotina para dormir e acordar sempre no mesmo horário. Não tire cochilos durante o dia e pratique exercícios, de preferência, pela manhã. E, é claro, nada de café, refrigerante ou chá preto depois das 18h!”, finaliza.

Agora, não há mais desculpas! Bons sonhos e conte sempre com as dicas do Nube!

Veja também:

Xô, Cansaço!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe