Segundo a lei 11.788/08, mais conhecida como Lei do Estágio, há três partes envolvidas no “ato educativo escolar supervisionado”: o estudante, a empresa e a Instituição de Ensino (IE). Você sabe qual o papel das faculdades nesse processo? O Nube te explica!

De acordo com a mesma legislação, as universidades têm como função primordial a inclusão da obrigatoriedade ou não do estágio no projeto pedagógico de cada curso. Um professor deve ser indicado para ser o responsável pelo acompanhamento das atividades, recebendo um relatório a cada seis meses. Também precisa comunicar quando haverá o período de provas, pois nesses dias, o aluno poderá estagiar pela metade das horas regulares.

“Nós também oferecemos serviços de orientação de carreira. São conversas sobre oportunidades e auxílio na identificação de áreas de interesse. Muitos jovens não têm ainda um objetivo para sua vida profissional”, explica André Lacombe, Coordenador Central de Estágios e Serviços Profissionais da PUC-Rio (CCESP).

Independentemente se o estágio for na área de interesse ou não, Lacombe relembra o grande valor da experiência. “Os estudantes têm a possibilidade de ganhar outras coisas importantes, como o amadurecimento e o senso de responsabilidade. Também vão ter de aprender a conciliar tudo isso com o tempo de estudo e lazer”, finaliza.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o tema, entre em contato com o coordenador do seu curso ou com o Nube. Estamos sempre à disposição para auxiliar em sua carreira. Boa sorte!

Veja também:

TV Nube: Como lidar com o desemprego?

A entrevista ainda importa?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe