A menos de um mês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ainda há chances de treinar para conquistar a famosa vaga na universidade dos sonhos. Dentre as disciplinas testadas, o inglês é uma das mais preocupantes para os estudantes. Por isso, listamos alguns passos importantes.

Para quem escolherá o idioma para a prova de língua estrangeira, o coordenador pedagógico da Seven Idiomas - unidade Vila Leopoldina, Luis Lima, listou cinco dicas fundamentais sobre o método avaliativo e os conteúdos.

1. Mantenha-se atualizado: atualmente, o Enem  relaciona as matérias entre si e as contextualizam com acontecimentos do cotidiano. Assim, as questões do idioma estão relacionadas com situações do meio ambiente (como o aquecimento global), economia (por exemplo, bitcoins), política (no contexto nacional ou internacional), fenômenos geográficos (como o recente furacão Irma), entre outras temáticas. Portanto, invista no seu repertório cultural de atualidades e conhecimentos gerais.

2. Fique atento ao texto: veja diferentes gêneros literários e aprenda a diferenciá-los e relacioná-los com itens essenciais para seu entendimento total. Deles, os mais recorrentes são charges, narrações retiradas de livros, entrevistas e outros textos jornalísticos.

3. Cuidado com vocabulário e gramática: esteja preparado para esbarrar com expressões novas e desconhecidas e não se apavore com elas. Focar na tradução literal de todo o texto poderá fazer perder bastante tempo. Durante os estudos, inclus na rotina a busca pela ideia central e pela palavra-chave. Os falsos cognatos, também conhecidos como false friends (amigos falsos) também podem dificultar um pouco. Trata-se daquelas palavras ou expressões parecidas pela similaridade com o português, mas, na verdade, com definição bem diferente. Veja exemplos:

·        sensible: sensato, e não “sensível”

·        actually: na verdade, e não “atualmente”

·        pretend: fingir, e não “pretender”

·        policy: política, e não “polícia”

·        library: biblioteca, e não “livraria”

4. Utilize melhor o seu tempo: leia a questão antes do enunciado. Assim, já sabendo de quais informações precisa, é possível selecionar as partes mais importantes para responder.

5. Insira o inglês nas atividades cotidianas: para ampliar o período de estímulo ao cérebro, aplique a língua o máximo possível nas tarefas do dia a dia. Mude a configuração dos aparelhos eletrônicos e das redes sociais. Tente assistir filmes sem legenda. Ouça músicas internacionais e busque a tradução. Estimule a leitura de notícias, blogs de interesse e quadrinhos, até chegar a níveis mais avançados.

Lembre-se: o idioma não é importante apenas para o vestibular, mas também para a sua carreira. “Ele é imprescindível, independentemente da profissão. Seja ela tecnológica ou na área de humanas, por exemplo", reflete Lediana Moreira, gestora educacional da Minds RJ.

E aí, como está a sua fluência?

Veja também:

6 vilões na redação do Enem

Erros na redação do Enem

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe