Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
medicina-veterinaria-assistencia-aos-animais

Medicina Veterinária: assistência aos animais 

Notícia | 09/10/2017

Você se interessa pelo bem-estar dos animais e pensa em seguir alguma carreira ligada a eles? Se sim, fique de olho em nossa matéria. Separamos as principais dicas e informações sobre a profissão de médico-veterinário. Saiba tudo aqui!

O curso tem duração de cinco anos e são exploradas matérias como anatomia, genética, matemática, além de laboratórios com técnicas cirúrgicas. Segundo dados do último Censo Inep/MEC, 79.455 alunos ingressam por ano na graduação e 7.755 se formam. Fique atento, pois há uma diferença entre o bacharelado em zootecnista e em médico veterinário. O primeiro traz conhecimentos focados na nutrição e alimentação. Já o segundo centra-se na saúde.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 60% das doenças infecciosas humanas têm sua origem em bichos, como é o caso da zyka, leptospirose, raiva, leishmaniose, brucelose, dengue, entre outras. Ao longo das três últimas décadas, 75% dos novos males foram zoonoses. Esses números atestam a importância do médico veterinário no planejamento e execução de políticas públicas, trabalhando na prevenção e controle de enfermidades diretamente com a população.

Isso tem colocado os profissionais da área como parte integrante dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), equipes municipais multidisciplinares formadas para atender à sociedade em questões de vigilância em saúde, sanitárias e ambientais. “Hoje, nossa participação já é bem mais integrada, com visitas regulares aos domicílios, conscientizando sobre os danos gerados pelo contato com animais”, avalia a Dra. Eukira Enilde Monzani, primeira veterinária a ingressar em um NASF no Estado de São Paulo.

Além disso, é possível atuar em outras opções como em clínicas, com o agronegócio, em indústrias voltadas a esse nicho, em centros de pesquisas e na conservação de espécies. O Brasil é o segundo maior mercado pet do mundo, conforme apontam os dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). A previsão de faturamento do setor é de R$ 19,2 bilhões em 2016. Logo, é um ramo em franca ascensão. Para a sócia-fundadora da Clinicão, graduada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e especialista pela Universidade Estácio de Sá, Dra. Monique Rodrigues, há também muitas oportunidades para empreender no ramo. “Quando fazemos veterinária, não temos a mínima noção de como elevar um negócio. Somos formatados para clinicar e temos muitas dificuldades em torno da gestão e administração. Por isso, aplico palestras para listar dicas sobre como sobreviver nessa área no Brasil”, esclarece.

Segundo a pesquisa salarial do site Salariômetro, a média de remuneração nacional é de 2.781,39, contudo isso varia muito em função da atividade exercida e do local.

E aí, seu perfil se encaixa com a carreira? Conte sempre com o Nube!

Veja também:

Hospital público para animais

Prepare-se para o mundo animal

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete