Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
design-de-moda-uma-graduacao-promissora

Design de Moda: uma graduação promissora 

Notícia | 11/09/2017

No curso superior em Design de Moda, o estudante é preparado para trabalhar com o lado criativo, desenhando roupas, acessórios e figurinos, além de cuidar da parte de negócios e gestão na indústria e comércio. A graduação pode durar dois ou quatro anos, dependendo do tipo de curso (tecnológico ou bacharelado), e é oferecida somente na modalidade presencial. O aluno deve estar pronto para ter muitas aulas práticas, com a criatividade e as técnicas de desenho, costura e modelagem no centro da atenção.

A carreira é bastante concorrida e por trás do glamour da profissão há bastante trabalho e dedicação. Para quem quer se destacar nesse mercado, fazer uma boa faculdade é essencial. O currículo inclui: Administração do Produto, Arte e Cultura, Comunicação Visual, Criação e Desenvolvimento de Estampas, Fotografia como Comunicação de Moda, História da Indumentária, Ilustração Gráfica na Moda, Produção de Vídeo na Moda, Desenho Expressivo, Design do Vestuário, Estratégias de Marketing de Moda, Estudo da Forma, História do Design, Laboratório de Criação, Linhas de Produto, além de Modelagem. Entre as práticas, o aspirante deverá:

Operar máquinas de costura.
Analisar composições de tecidos.
Desenhar moldes.
Criar coleções de roupas e acessórios.
Acompanhar produções de fotos e vídeos.
Montar desfiles completos.

As universidades contam com laboratórios equipados para estas atividades e, muitas vezes, promovem eventos, desfiles e exposições para divulgar os projetos dos alunos. “O curso superior de Design de Moda está bastante associado à formação de estilistas. Mas o mercado de trabalho é vasto para os profissionais com energia e boa vontade. Há uma concentração maior de vagas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, onde as indústrias têxtil e do vestuário são mais expressivas”, analisa Cecília Moura, professora do curso na Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO).

Na lista de possíveis áreas de atuação, constam:

Design/estilismo: cria roupas, bijuterias, bolsas e calçados. Desenha estampas e cria padrões de tecidos para tecelagens.
Ateliês de alta costura: participa do processo de produção de roupas e acessórios, desde a definição do molde até o acabamento final.
Indústria Têxtil: identifica matérias-primas, cria estampas e acompanha a fabricação e distribuição dos produtos.
Pesquisa: desenvolve estudos sobre tendências da moda e também sobre o comportamento do consumidor.
Compras: presta consultoria para grandes lojas, como as de departamentos, escolhendo as coleções a serem comercializadas.
Produção: organiza desfiles, campanhas publicitárias, catálogos e editoriais de revistas.
Consultoria: atua como personal stylist, auxiliando clientes a combinar roupas e estilos.

De acordo com a última Pesquisa Nacional de Bolsa-Auxílio do Nube, o estagiário de Design de Moda recebe, em média, R$ 1.026,40. Ou seja, a remuneração supera o próprio salário mínimo atualmente em vigor.

E aí, o que achou da carreira? Conte-nos em nossas redes sociais e aproveite para ver outras opções, em nossas matérias relacionadas a graduações.

Sucesso sempre e conte com o Nube!

Leia mais:

Profissões em alta

Nanotecnologia: profissão do futuro!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete