Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
fuga-de-talentos

Fuga de talentos 

Notícia | 31/08/2017

No último ano, a saída de brasileiros do país dobrou, se comparado a 2011. Segundo dados da Receita Federal, mais de 18,5 mil pessoas deixaram o Brasil com bilhete só de ida, em busca de melhores oportunidades e qualidade de vida.

Para o consultor financeiro Raphael Cordeiro, sócio da Inva Capital, com o aumento do desemprego, a economia em recessão, a crise ética e a dificuldade em se empreender, ficar aqui voltou a ser sinônimo de decepção. Contudo, há um problema maior, resultante dessa lamentação: “uma potencial perda de talentos em curso”, diz.

Um exemplo desse efeito é o caso do curitibano Vinícius Castagna Lepca, de 18 anos. Primeiro lugar geral histórico no vestibular da Universidade Federal do Paraná, o estudante registrou, em todo o ensino médio, nota superior a 9,8. Porém, a terra tupiniquim ficou pequena para ele. Em busca de melhores perspectivas, Lepca foi em busca de universidades nos Estados Unidos. Aprovado em três instituições, optou por cursar Engenharia Elétrica na Johns Hopkins University, considerada a 11ª melhor do mundo pelo US News & World Report.

Uma pesquisa realizada ano passado revelou o número de alunos brasileiros aprovados em universidades na USA: 34,8% em 2015. Seja pela busca de melhores experiências, novas culturas ou a realização de um sonho, esse índice tende a crescer cada vez mais. “As faculdades americanas querem quem se destaca, não apenas academicamente. Além disso, a maior parte delas têm programas de bolsas para estrangeiros”, afirma Lepca.

Segundo Cordeiro, o efeito dessa “fuga de talentos” é ruim para o país, pois perde trabalhadores. “Os cérebros são os motores do ganho de produtividade de uma nação, e apenas assim é possível aumentar a renda da população”, revela. Todavia, os problemas não param por aí, pois a tendência também gera ainda mais desigualdade social. De acordo com o diretor da PES School e do Projeto Positivo English Solution da Editora Positivo, professor Luiz Fernando Schibelbain, infelizmente essa chance não está disponível para todos. Em geral, países desenvolvidos aceitam imigrantes de alto nível educacional, mas colocam inúmeras barreiras ao recebimento de pessoas com os demais. “Além disso, há um custo considerável, a começar pela passagem aérea e a instalação no novo local. Sem falar na barreira da língua”, afirma o professor.

Embora o inglês seja hoje o idioma mais difundido no mundo, apenas 5% dos brasileiros falam a língua e menos de 1% apresentam algum grau de fluência, segundo pesquisa do British Council.

Fique de olho nas matérias do Nube e aumente seu conhecimento. Cabe a cada um mudar o seu destino. Boa sorte!

Veja também:

Como me tornar fluente em inglês?

Inglês é necessário?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe