Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
escolha-da-profissao

Escolha da profissão 

Notícia | 29/08/2017

Escolher a profissão é, para muitos jovens, tarefa quase tão difícil quanto passar no vestibular. Pesquisa realizada pela Universidade Positivo (UP), com 6.983 estudantes, revela o fato de mais de 30% deles ainda não saberem qual curso pretendem seguir. Já entre os mais decididos, quase 20% apresenta como primeira e segunda opções ramos bem distintos, como Arquitetura e Ciências Biológicas. Se você também não está seguro, veja uma boa dica!

Para auxiliar nessa missão tão importante, as graduações de Psicologia e Engenharia da Computação da UP desenvolveram um aplicativo: o Quiz Profissões. Disponível para os sistemas Android e IOS, com download gratuito, o app traz situações comuns às mais variadas carreiras. A cada passo, o usuário deve escolher com qual delas mais se identifica. O teste ajuda no autoconhecimento, fazendo pensar nas situações apresentadas e em como é possível desempenhar determinado trabalho.

O resultado mostra com qual área - Humanas, Exatas ou Biológicas e Saúde - o usuário tem mais afinidade. “O software não pretende oferecer respostas prontas, mas sim ajudar o estudante a fazer as perguntas certas capazes de levá-lo à tomada de decisão”, observa a professora Samarah Freitas, uma das desenvolvedoras do quiz.

De acordo com o psicólogo Ivo Carraro, orientador educacional do Curso Positivo e autor do livro “Profissões: pais preocupados, filhos inseguros’’, o jovem precisa conhecer a diversidade de opções  e identificar quais atividades mais lhe agradam. “Para ser um profissional bem-sucedido, é necessário gostar do segmento”, ressalta.

O orientador aconselha o candidato a vivenciar o dia a dia das profissões. “Entre dois caminhos a seguir, o cérebro prefere o mais prazeroso. E ele vai apontar qual a direção”, garante. Isso é possível antes de entrar na universidade, por meio de oficinas e visitas a empresas, e após ingressar na graduação, realizando um estágio. “Com a vivência no mercado de trabalho, o aluno poderá julgar se seguiu pelo rumo certo e tomar as devidas providências para ser mais feliz”, explica Daniel Micha, professor no Cefet/RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca no Rio de Janeiro.

E aí, pronto para dar mais esse passo?

Veja também:

8 perguntas para sua carreira

Planejamento de Carreira

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete