Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
psicologia-quebre-tabus-e-ideias-destorcidas

Psicologia: quebre tabus e ideias destorcidas 

Notícia | 28/08/2017

No dia 27 de Agosto é comemorado o dia do Psicólogo. Se você se interessa pela área e vontade de seguir carreira, veja nossa matéria e conheça mais sobre a profissão. Estar atendo às possibilidade de cada segmento é fundamental para fazer uma escolha feliz.

A inserção da psicologia na sociedade é fundamental para entender como o ser humano constrói sua história, suas expectativas para o futuro, relação com o passado e quais fatos estão sendo vivenciados e construídos no presente. Logo, para entrar no ramo é preciso ter vontade de conhecer nossa espécie a fundo!

De acordo com dados do último Inep/MEC, ingressam por ano 223.490 estudantes na graduação e 23.285 concluem de fatos os estudos. Na Fuvest 2016, o curso foi o segundo com mais candidatos por vaga (59,80), atrás apenas de Medicina Ribeirão Preto (71,93) e superando Medicina São Paulo (58,75). Dentre as principais disciplinas estão neurologia, antropologia e psicologia clínica. A formação é de cinco anos.

Dentro os principais motivadores está a possibilidade de libertar as pessoas de seus traumas. Segundo o psicólogo João Alexandre Borba, "problemas vividos na infância ou em qualquer idade podem ser olhados e tratados para não surtirem efeitos nocivos no indivíduo”, revela. Para ele, relações conflituosas entre familiares ou de qualquer outra natureza também podem ser elaboradas e resolvidas, facilitando a comunicação antes difícil ou inexistente, mostrando como a psicologia é extremamente necessária para os dias conflituosos.

Atualmente, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 350 milhões de indivíduos sofrem com a depressão e seus efeitos colaterais ou variáveis, como transtorno bipolar, fobias ou boderline. Porém, o maior problema ainda é a falta de conhecimento no assunto. Segundo a psicóloga Carla Ribeiro, nunca o emocional e o psicológico passaram por tantos problemas. “O mundo anda corrido demais e, com isso, esquecemos de tirar um tempo para nós. Durante as consultas, muitos ‘se obrigam’ a esquecer do resto e se preocupar consigo mesmos e isso é um grande auxílio na hora de colocar as prioridades no lugar” exalta a psicóloga.

Todavia, também é possível atuar em hospitais, na preparação de atletas, nos setores de recursos humanos ou na área acadêmica, com pesquisas. De acordo com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social do Rio de Janeiro, Giselle Braga, também ocorreu um avanço na participação em políticas públicas, como na assistência social. “A psicologia é um ramo em ascensão e tem dado grandes contribuições. Logo, sua relevância é válida em qualquer atividade, seja para o bem-estar individual ou da comunidade”, afirma. A remuneração para um estagiário, de acordo com a Pesquisa Nacional de Bolsa-Auxílio do Nube, gira em torno de R$ 966,46.

Ficou interessado? Se resta alguma dúvida, lembre-se: a solução sempre está dentro da própria pessoa, contudo, os psicólogos ajudam nesse processo de encontrar o caminho. “O paciente deve tomar suas decisões. Nós o auxiliamos a ver as vantagens e desvantagens de cada escolha, mas a palavra final é sempre dele”, concluem os especialistas, lembrando o prazer em trazer tornar a vida mais fácil para os demais.

Pense com carinho em seu caminho e conte conosco em sua trajetória.

Boa sorte!

Veja também:

Conheça como é a carreira de Psicologia

Psicologia e esporte: dá certo?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete