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5 dicas de administração 

Notícia | 07/08/2017

Seja para administrar um governo, uma empresa ou mesmo uma equipe, um líder exerce um poder enorme sobre as pessoas, e suas decisões influenciam diretamente o andamento dos negócios. Para ser um gestor de sucesso, é preciso criar uma estrutura forte, dentro da qual os funcionários possam se desenvolver, crescer e alcançar resultados.

Para seguir no caminho certo, por que não revisitar a história e aprender com as lições dos grandes mestres? Responsável por transformar a China em um dos maiores e mais poderosos países no século 7, o imperador Tang Taizong se tornou uma referência de administração, liderança e recursos humanos na Ásia, sendo estudado até hoje. “Entre os segredos de sua longa e próspera dinastia, estão as habilidades de avaliar pessoas, reconhecer talentos e trabalhar em equipe”, revela Chinghua Tang, autor do livro “O guia do líder”.

Veja abaixo alguns dos principais segredos de Taizong:

- Eficiência e eficácia: o primeiro é a capacidade de fazer as coisas da melhor maneira, enquanto o segundo significa fazer as coisas certas. Você pode aumentar a eficiência tendo uma equipe com menos pessoas, porém mais talentosas, em vez de ter muita gente medíocre. Já para ter eficácia, você deve encorajar as pessoas a externarem suas opiniões, a fim de tomar decisões corretas;

- Delegar tarefas: repasse responsabilidades a subordinados capazes de lidar com elas. Isso não apenas reduzirá sua carga de trabalho, como evitará erros custosos. Quem lida sozinho com todos os desafios, certamente cometerá erros;

- Honestidade: desencoraje a obediência cega. Seja tolerante, modesto e humilde, exerça sua autoridade com prudência, não tente esconder as próprias falhas e saiba ouvir quando necessário;

- Reconhecer talentos: você deve se empenhar mais em encontrar as qualidades dos outros e elogiá-las, em vez de reconhecer suas falhas e criticá-las. Identifique os pontos fortes e fracos de cada um e, acima de tudo, faça o melhor uso deles para o potencial máximo ser alcançado.

- Confiança mútua: as pessoas precisam sentir sua confiança. Assim, elas trabalharão melhor para você. Para Taizong, era muito importante prestar atenção e conversar com os trabalhadores mais simples, pois o modo como trabalham tem impacto direto sobre o futuro do governo, empresa ou organização.

Além disso, em qualquer cargo ocupado, lembre-se sempre de demonstrar “atitude, responsabilidade e proatividade. Essas características, certamente, são grandes diferenciais hoje para o ambiente de trabalho”, enfatiza Cristina Telles, gerente de recursos humanos do Centro Universitário Carioca, no Rio de Janeiro.

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