Quem já foi demitido sabe muito bem a sensação do momento. O estresse é grande e o mundo parece desabar. Muitas vezes, os sentimentos de culpa e injustiça são inevitáveis, principalmente durante o período recente ao desligamento da empresa. No entanto, para muitos especialistas, a situação pode ser a melhor coisa a acontecer na vida de um profissional.
 
De acordo com Lurdes Domingos, professora do curso de Psicologia da UVA – Universidade Veiga Almeida, no Rio de Janeiro, o trabalho é a atividade de maior sentido na vida do ser humano. “Quando a pessoa se vê obrigada a desligar-se da rotina, a situação é semelhante ao luto e gera fragilidade”, explica. Contudo, esse pode ser o maior impulso para sair da zona de conforto e lutar pelos sonhos.
 
Para transformar a tragédia em oportunidade é preciso dar a volta por cima e ter a coragem de responder algumas perguntas sobre si mesmo. Entre elas, “O que realmente causou minha demissão?”; “Eu poderia ter feito algo para evitar esse desfecho?”; “Quais pontos eu preciso mudar e aperfeiçoar para aumentar minha capacidade de me manter empregado?”.
 
Após esse processo de autoavaliação, é fundamental definir um plano para alcançar o novo objetivo. “Liste as novas competências necessárias, quais cursos serão prioridades, como promover uma boa gestão de networking e comece a distribuir seu currículo”, incentiva o master coach.
 
Faça os ajustes necessários e persevere até alcançar a recolocação. Nutrir sentimentos ruins não muda a situação. Pelo contrário, dificulta e até atrasa a recuperação pessoal e profissional. “O segredo para evoluir é perdoar a si e aos outros e lembrar: na vida ou você ganha ou aprende. Você nunca perde”, sentencia Assis.
 
Conte com o Nube em sua trajetória. Boa sorte!

Veja também:

Internet e mercado: entenda a relação

Como pedir demissão?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe