Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
pontualidade-e-pre-requisito-em-entrevistas-profissionais

Pontualidade é pré-requIsito em entrevistas profissionais 

Notícia | 07/03/2017

O Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios, concluiu mais uma pesquisa, dessa vez, recorde de acessos: foram 38.084 participantes, com média etária entre 15 e 26 anos e de todo o Brasil, expondo suas visões sobre características básicas para conquistar uma vaga. A pergunta “Qual dessas atitudes você nunca tomaria em um processo seletivo?”, ficou disponível entre os dias 6 e 17 de fevereiro e o resultado surpreende ao mostrar quais pontos são os mais relevados pelos jovens.

Comprometimento com horários indica compromisso e responsabilidade, ainda mais quando se trata do agendamento de um processo seletivo. Faltas e atrasos para encontros como esse deixam má impressão e podem gerar um julgamento prévio acerca do perfil do candidato. Essa foi a escolha vencedora, mais de 16.974 pessoas apontaram “chegar atrasado” como a pior das ações, totalizando 44,57% dos votos. De acordo com Jéssica Ferreira, analista de treinamento do Nube, “isso pode criar uma imagem de desorganização ou irresponsabilidade e eliminá-lo de imediato”. Imprevistos acontecem e, logo, planejar-se com antecedência, desde a separação da vestimenta, dos documentos necessários, currículo e checar a rota até a empresa, considerando tempo e trânsito, mostra respeito pelo contratante e responsabilidade com seus compromissos.

“Relatar os defeitos do meu ex-chefe e da empresa onde já atuei” também recebeu um grande número de votos, 36,94%, escolhida de 14.070 pessoas. Essa atitude pode ser mal vista pelo novo empregador: “transmite a sensação de falta de ética ou respeito com relação aos demais”. Desse modo, a sugestão é, caso haja algo a ser relatado, “faça isso com zelo e cuidado, para não denegrir a imagem de seu antigo gestor e, por consequência, a sua própria”, esclarece a analista.

As demais opções foram bem equilibradas: 8,80% dos votantes alegaram “falar muito para dar a impressão de querer aparecer” uma má conduta, escolha de 3.352 pessoas. Para evitar desgastes durante a entrevista, “ao se expressar, evitar prolixidade, ou seja, falas longas e demoradas, assim como respostas muito curtas, tais como "sim" e "não". Sempre opte por justificativas claras e breves às questões levantadas e controle sua ansiedade”, indica Jéssica.

Por fim, para  6,47% (2.463), dizer "meu defeito é ser perfeccionista" durante a apresentação pode denegrir sua imagem, seguido de 3,22% (1.225) o quais alegaram “deixar de ir de roupa social” ser a principal causa de “queimar o filme”. “Para fugir do padrão, é fundamental investir em seu autoconhecimento para identificar quais são seus pontos fortes e de melhoria. A sinceridade com certeza é o caminho: seja espontâneo e mostre comprometimento com seu autodesenvolvimento”, comenta. Já o traje usado pelo candidato é um elemento muito importante, pois é responsável pela primeira impressão transmitida. Embora algumas empresas não solicitem roupa social, cuidar da vestimenta e do marketing pessoal é indispensável”, acrescenta. “Roupas apertadas, curtas ou mal passadas, transmitem desleixo. Aposte em cortes sóbrios, discretos e com bom caimento, pois assim garantem a leitura de um profissional preocupado”, finaliza a especialista.

Serviço: O atraso é um forte indicador de postura do candidato, revela pesquisa nacional realizada pelo Nube
Indicação de fonte: Jéssica Ferreira, analista de treinamento do Nube
 
Sobre o Nube

Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Possui mais de 7.500 empresas clientes, 14 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 750 mil pessoas no mercado de trabalho. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades.
 
Anualmente, são realizadas 11 milhões de ligações, enviados 3,2 milhões de SMS e encaminhados 750 mil candidatos. O banco de dados conta com 4,5 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo no Facebook para publicação das vagas.
 
O Nube também está presente nas principais redes sociais Twitter, Google+, Linkedin e Youtube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br.
 
Informações para a imprensa:

imprensa@nube.com.br

Compartilhe

Enquete