Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-contratar-a-pessoa-certa

Como contratar a pessoa certa? 

Notícia | 06/02/2017

Com a alta concorrência e menos vagas, os candidatos têm de se esforçar cada vez mais para se destacar em uma entrevista. Os recrutadores, por sua vez, também mudam os critérios das contratações, tornando-as mais exigentes. Se você é um gestor e está em busca do talento certo, veja aqui algumas dicas!

De acordo com a especialista Helena Magalhães, sócia da People Oriented com filial no Rio de Janeiro, uma seleção errada custa a empresa pelo menos três vezes o salário gasto com esse profissional. “Isso sem considerar os aspectos intangíveis, como clima, motivação da equipe, entre outros”, diz. Por isso, para evitar essa grave falha, ela indica quatro cuidados importantes em tempos de crise.
 
1. Busque referências: em um contexto de desemprego em alta, se torna ainda mais indispensável referendar o background do aspirante a vaga. O ideal é fazer isso por meio da rede de contatos do contratante e não por indicações do próprio entrevistado.
 
2. Confirme se o interesse é duradouro: quem está fora do mercado começa a “topar tudo” para se recolocar e voltar a receber um salário. As vezes aceitam atuar em áreas ou ambientes sem o seu perfil, ou mesmo longe demais de casa. Dificilmente dará certo a longo prazo.
 
3. Evite reduções salariais agressivas: as organizações não devem aproveitar esse momento para nivelar por baixo as remunerações oferecidos a novos empregados. Além de diminuir a motivação, pagar menos cria uma sensação de abuso e, em épocas de inflação alta, manter a quantia do ano anterior já é uma redução.
 
4. Avalie os perfis comportamental e cultural: é necessário averiguar se há bases para a relação dar certo. Isso não significa estabelecer parâmetros de candidatos melhores ou piores com base nesses critérios, mas sim de afinidade e adequação à vaga. Já existem vários testes para avaliação de perfil.

Agora é com você. Conte com o Nube para encontrar o profissional certo para a sua corporação!

Leia também:

Estagie enquanto há tempo!

O mercado quer você!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete