Você está em busca de uma oportunidade? Veja nesta matéria alguns índices sobre o atual momento econômico do país, descubra algumas dicas para se destacar perante os selecionadores e conquiste a tão sonhada vaga no mercado de trabalho.

O último levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) revelou o fato de mais de 27% dos jovens, entre 14 e 24 anos, estarem desempregados. Com a recessão, as empresas cortaram investimentos e reduziram o quadro de funcionários. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), não só o Brasil, como o mundo enfrenta uma crise de emprego juvenil, onde 73 milhões estão sem uma colocação.

Se você faz parte dessa taxa e está atrás de uma posição no mundo corporativo, alguns conselhos são valiosos. “É preciso manter-se em estado de aprendizado contínuo e, também, atualizado quanto às principais questões econômicas e sociais”, explica Viviane Narducci diretora da Narducci Consulting – Consultoria no Rio de Janeiro.

Quem cursa o ensino superior, a dica é participar das empresas júniors, para adquirir alguma experiência e buscar um diferencial. “Talvez no início, você não consiga um emprego na área desejada, mas ao participar do cotidiano de uma organização, conseguirá enxergar como funciona o dia a dia dentro de um empreendimento e até mesmo possibilidades de migração interna para o ramo desejado”, afirma a especialista.

Outro caminho é abrir o próprio negócio. Dos 22 milhões de empreendedores no Brasil, mais da metade têm menos de 35 anos. Para Viviane, apesar de o número mostrar a iniciativa da maioria não ficar parada aguardando a situação do país melhorar, quem segue essa opção precisa ficar atento, pois ninguém consegue manter uma corporação, sem saber com certa profundidade as atividades. “Muitos ficam desempregados e montam uma empresa. No entanto, não buscam conhecimento para sustentar esse projeto. É preciso manter-se antenado e sempre se capacitando para permanecer na concorrência”, conclui.

E você, qual alternativa tem buscado para driblar os índices e conseguir sua vaga? Cadastre-se no site do Nube e conte conosco nessa busca.

Boa sorte!

Veja também:

Sucesso profissional

Qualificação profissional

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe