Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
competicao-na-equipe

Competição na equipe 

Notícia | 15/12/2016

Algumas equipes possuem campanhas nas quais os funcionários competem entre si. Você concorda com essa metodologia dentro das empresas? Saiba mais a respeito do tema nesta matéria.

De acordo com Mateus Amaral Pardim, gerente de RH da empresa Bichara Advogados, no Rio de Janeiro, “a competição interna acaba com a cooperação e até incentiva a sabotagem do trabalho do outro”. Ou seja, a atenção fica nos concorrentes e em suas reações e, assim, não têm tempo para aprender nem para imaginar novas maneiras de realizar as tarefas.

De acordo com uma pesquisa publicada pela Fundação Dom Cabral (FDC), de Minas Gerais, os paulistas são os mais competitivos do Brasil. "Eles são individualistas e não 'estão nem aí' para suas equipes", afirma a autora da pesquisa, a psicóloga Betânia Tanure. "Cerca de um terço do tempo no expediente é gasto com resolução de conflitos", complementa.

Dica do Nube: é importante ter colaboradores com os mesmos potenciais, caso contrário, a concorrência se torna desleal. O lado bom é o aumento de produtividade, pois o ambiente favorece a entrega de resultados, com metas mais agressivas.

No Nube, por exemplo, a disputa interna é bem trabalhada, com campanhas motivacionais com o objetivo de "desafiar” os colaboradores, estimulando uma disputa saudável. “Para isso, é necessário deixar claro o foco principal: o desempenho do grupo e não do indivíduo”,  explica Maurício Tormin, supervisor de consultoria do Nube.

Lembre-se: esse gesto é natural no ser humano, mas é imprescindível esclarecer as regras com os participantes. Saiba lidar com a situação para não atrapalhar sua carreira. Boa sorte!

Leia mais:

Jovens na companhia

Em busca de uma oportunidade

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete