Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
luteria-criando-instrumentos-musicais

Luteria: criando instrumentos musicais 

Notícia | 12/12/2016

Se você gosta de instrumentos musicais, não tem o dom de tocá-los, mas tem interesse em saber como combinam os sons entre si, talvez a Luteria seja a sua profissão ideal. Leia nossa matéria e conheça tudo sobre a área.

O profissional do ramo se dedica à construção e manutenção de equipamentos de corda, como violão, baixo, viola caipira, entre outros. Assim, ele analisa a matéria-prima, como o tipo de madeira utilizada e escolhe a técnica a ser utilizada para a confecção do aparelho.

No Brasil, apenas a UFPR – Universidade Federal do Paraná oferece essa graduação e há poucos formados no mercado, a primeira turma é de 2011. O curso tem duração de três anos e se divide entre disciplinas de humanidades, ciências exatas e a parte profissionalizante. Dentre elas estão história da arte, acústica, entalhe e restauração.

Como o número de atuantes na área não é alto, o mercado se mantém aquecido e orquestras de todo o mundo necessitam do luthier. Entretanto, também é possível atuar como consultor, vendedor ou prestador de serviços em grandes lojas. “Muitos instrumentos são importados da China e, por isso, eles precisam passar por quem se formou no ramo, antes de serem colocados à venda”, conta Leandro Monbach, coordenador do tecnólogo em Luteria da UFPR.

Para se ter uma ideia, um violino feito por um profissional do segmento pode custar em média entre R$ 10 mil e R$ 15 mil e poder demorar até 300h para ser feito. Já um violoncelo, por exemplo, demanda mais de 600h ou 25 dias para ficar perfeito.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre o campo, antes de tentar a graduação, existem boas opções, como o curso oferecido pela Beluthier, um misto de loja e ateliê. “No decorrer do aprendizado, o aluno tem a oportunidade de vivenciar a rotina de quem trabalha com isso, vendo como são feitos os diversos serviços, durante o horário de aula. As turmas são de no máximo três estudantes e cada um constrói seu equipamento individualmente”, explica Fernando Bernardo, proprietário do estabelecimento no Rio de Janeiro.

E aí, pronto para dar vida a novos sons?

Leia mais:

Jovens na companhia

Em busca de uma oportunidade

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete