Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
ser-ou-nao-ser

Ser ou não ser? 

Notícia | 01/12/2016

Para boa parte dos estudantes, definir uma profissão aos 17 anos é um processo estressante. Por isso, muitos acabam fazendo escolhas erradas e optando por profissões incompatíveis com seu perfil. Para não passar por isso, veja algumas dicas!

Segundo a coach de carreira no Rio de Janeiro, Érika Ferrari, o período é marcante na vida de qualquer jovem, o qual passa por tensão e nervosismo. Fora isso, um fato agrava a situação: a falta de apoio emocional aos vestibulandos “As instituições, tanto da rede pública, quanto particular, não oferecem nenhum suporte vocacional. Isso prejudica a escolha de uma carreira”, afirma. Para facilitar o momento, a especialista separou cinco dicas. Acompanhe:
 
1. Autoconhecimento: isso significa alinhar suas crenças, princípios, valores e propósito de vida. Refletir e olhar para dentro é primordial, porque só assim você identificará qual ramo tem mais compatibilidade com o seu jeito de ser.
 
2. Lidar com a pressão familiar: os pais, muitas vezes, estão no mercado e acham sua área a melhor do mundo, assim como qualquer outro profissional feliz com o seu trabalho. Entretanto, eles não devem tentar influenciar a decisão dos filhos.
 
3. Definir os objetivos: trace um plano claro para sua vida. A forma de fazer isso é visualizar o seu futuro e pensar sobre quais tarefas você gostaria de fazer, como você quer ser e quais pontos quer alcançar financeira e emocionalmente. É necessário metas planejadas, para ter direção.
 
4. Ter foco: a sua carreira não deve parecer uma obrigação, é preciso encontrar prazer e felicidade nisso, só assim você consegue manter a direção para estudar, se dedicar e atingir o seu objetivo sem desistir no meio do caminho.
 
5. Valorizar as conquistas: se passar no vestibular, comemore! Saia com a família, os amigos, dê uma festa. Faça disso um hábito, sempre compartilhe e aproveite com outras pessoas as suas vitórias. Não adianta nada trabalhar duro e não festejar. Principalmente, sirva de inspiração para alguém.
 
“Você pode ser quem quiser, basta desenvolver as habilidades para tal”, conclui a coach. Gostou das dicas? Fique de olho nas matérias do Nube e esteja sempre atualizado!

Leia mais:

O mercado quer você!

Quer uma vaga? Conquiste-a!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete