Um currículo de peso e uma titulação invejável nem sempre são fatores capazes de oferecer destaque no mercado. Afinal, isso não será garantia de sucesso se você não se dispuser a avaliar suas atitudes e planejamento pessoais. Esses pontos precisam convergir em metas capazes de traduzir quem você realmente é e mostrar seu valor de mercado.

Qual foi a última vez na qual você dedicou um tempo significativo para pensar em sua carreira e os rumos tomados? Para Semadar Marques, especialista em inteligência emocional, é fundamental reservar um tempo para entender e comparar quais tarefas você está fazendo agora e quais realmente gostaria de desenvolver.

“Pensar em algo prazeroso é o combustível para a motivação. É claro, existem diversos obstáculos, pressões e realidades para nos distanciar do caminho almejado. Contudo, quem não enfrenta o medo, estará cada vez mais insatisfeito”, revela Marques.

A melhor forma de crescer e expandir a trajetória é refletir sobre metas profissionais e quais atitudes assertivas você pode ter em relação a isso. Não existe uma regra, o importante é ser o mais honesto e sincero consigo mesmo.

Para isso, o especialista formulou oito questões importantes para descobrir seus verdadeiros desejos e ambições. Pergunte a si mesmo:

(1) Qual fator causa mais orgulho em minha carreira nos últimos 12 meses?

(2) A posição/cargo onde atuo está me proporcionando autoestima e felicidade?

(3) Quais são as minhas metas profissionais para o próximo ano?

(4) O que eu faria caso o dinheiro não fosse necessário? Qual atividade faria de graça?

(5) Estou disposto a correr riscos para colocar em prática algo capaz de trazer satisfação?

(6) Quais pontos efetivamente me trazem felicidade e realização como ser humano?

(7) Você faria qual função por horas, sem perceber a passagem do tempo?

(8) Quais sonhos trazem empolgação e motivação?

Caso as respostas não estejam muito alinhadas com sua realidade atual, tudo bem. Já é o primeiro indicativo de você estar pronto para iniciar uma mudança. Lembre-se: “não existe dica perfeita e nem receita de bolo pronta para ensinar você a ser realizado profissionalmente. Vá por um caminho, onde as atividades te deixem contente e animado e tudo dará certo”, incentiva Clara Mota Brum, professora na Fasap – Faculdade Santo Antônio de Pádua, no Rio de Janeiro.

Sempre é hora para mudar. Não de acomode!

Leia mais:

Você tem MBA?

Problemas por ser ansioso?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe