Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
preconceito-contra-gays-ainda-e-desafio-para-empresas-brasileiras

Preconceito contra gays ainda é desafio para empresas brasileiras  

Notícia | 10/11/2016

Em processos seletivos, candidatos homossexuais possuem as mesmas chances em uma empresa? A discriminação profissional ainda é uma realidade? Para avaliar essa questão, uma nova pesquisa foi publicada pelo Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios, entre os dias 10 e 21 de outubro, com a pergunta “Existe preconceito contra gays no ambiente de trabalho?”. O resultado demonstra comportamento desrespeitoso por parte dos funcionários.

Foram consultadas 10.755 pessoas e com 32,03%, um total de 3.445 delas, a opção mais votada foi “depende da área e do tipo de empresa”. De acordo com Marcelo Cunha, analista de treinamento do Nube, “o preconceito contra gays acontece a todo instante e não está em determinado ramo; está nas pessoas. Enquanto houver gente com este tipo de cisma, haverá discriminação”.

A segunda opção com maior parcela, 24,75%, foi “sim, muitas vezes escancarado” (2.662 respondentes). “Muitos funcionários ainda reproduzem atitudes e sentimentos negativos direcionados a lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros, como antipatia, raiva, desprezo, aversão ou medo irracional. Comportar-se de modo crítico, hostil ou mesmo violento, pautado na percepção da orientação sexual, é caracterizado como segregatório”, afirma o especialista. Outro grupo de respondentes, 20,31%, não enxergam como algo escancarado, “mas velado atualmente” (2.184).

Por fim, há quem pense já ser algo superado (22,91%), com 2.464 votos. Porém, caso alguém se sinta afetado por alguma situação, deve recorrer ao gestor  e reportar o ocorrido. “Se o desconforto está na relação com o superior imediato, o funcionário pode acionar o RH da organização”, sugere Cunha.

Amar não é errado e todos podem se sentir atraídos por qualquer pessoa, independente do sexo, sexualidade, religião ou cor. Essa batalha no mercado de trabalho é diária e “o maior exercício de civilidade possível de se oferecer é o respeito às condições alheias”, aconselha o psicólogo.

Serviço: Para quase 80% dos jovens, ainda existe muita discriminação no ambiente de trabalho

Indicação de Fonte: Marcelo Cunha, analista de treinamento do Nube


 
Sobre o Nube
 
Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Possui mais de 7.200 empresas clientes, 14 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 650 mil pessoas no mercado de trabalho. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades.

Anualmente, são realizadas 10 milhões de ligações, enviados 3 milhões de SMS e encaminhados 700 mil candidatos. O banco de dados conta com 4,2 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente. Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo no Facebook para publicação das vagas.

O Nube também está presente nas principais redes sociais Twitter, Google+, Linkedin e Youtube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br.

Compartilhe