Comandar uma equipe não é tarefa fácil. Mais difícil ainda é administrar toda uma empresa. Com a crise, são abertas cada vez mais organizações. São os brasileiros, iniciando o próprio negócio com o intuito de arrumar uma saída para o desemprego. Contudo, esses novos empreendedores saberão liderar?

Selecionar, capacitar, orientar e conduzir as pessoas, atuando como um verdadeiro gerente, será um dos desafios enfrentados pelos empresários. No processo de gestão, será necessário conviver com grandes obstáculos, como por exemplo, o de conseguir alinhar a equipe ao seu sonho, introduzindo uma cultura organizacional e impulsionando a corporação e as pessoas.

Para auxiliar nessa tarefa, Marcelo de Elias, professor da IBE-FGV e escritor, dá algumas orientações:

Escolha funcionários alinhados aos valores do empreendimento: desde o processo de seleção, é essencial ter claro quais valores e princípios serão defendidos pela corporação. Busque identificar nos potenciais candidatos quais se alinham a essa conduta e estão dispostos a vivê-la genuinamente.

Inspire a visão: comunique e incentive as pessoas a buscarem um propósito em comum. Assim, você deixa de ter subordinados e passa a ter seguidores.

Esclareça papéis: os colaboradores devem saber exatamente qual seu objetivo, como elas impactam nos resultados e como suas ações, por mais simples, geram grandes frutos.

Seja o exemplo: as atitudes do líder, como um verdadeiro exemplo, servirão de norte para o comportamento do time. É necessário se autopoliciar e avaliar se sua postura é positiva e inspiradora.

Atue para o clima ser bom: uma pequena empresa tem toda a oportunidade de gerar um ambiente de trabalho saudável e acolhedor. Invista na colaboração entre as pessoas e aja fortemente nos conflitos interpessoais.

Abra espaço para as boas ideias: os talentos certamente poderão contribuir. O empreendedor deve incentivar sua equipe para, juntos, pensarem nas melhorias e inovações.

Trabalhe a motivação: isso vai além da remuneração. Reconhecer as boas contribuições individuais e celebrar as realizações do time são exemplos de como a ação do gestor pode impactar na motivação das pessoas.

Além disso, para alcançar o sucesso, “seja dinâmico e tenha uma excelente relação interpessoal. Afinal, hoje,  network é tudo!”, recomenda Erick Santiago, gerente da Mobile TI, no Rio de Janeiro.

Leia mais:

Converse com o público

A importância da meritocracia

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe