Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-aumentar-o-rendimento-na-empresa

Como aumentar o rendimento na empresa? 

Notícia | 11/08/2016

Diante do crítico cenário enfrentado pela economia brasileira, fazer mais com menos é primordial para as empresas sobreviverem à crise. Contudo, essa não é uma tarefa fácil. Trata-se de um desafio ao qual as organizações são chamadas continuamente a vencer.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a produtividade brasileira está estagnada há três décadas. Nos anos 80, ela encolheu 1,35% ao ano. Continuou a cair à média de quase 1% na década seguinte e nos anos 2000, avançou apenas 0,9%, cifra insuficiente para zerar os tombos anteriores. E as notícias não melhoram, pois segundo o mais recente levantamento do Conference Board, a situação da produtividade brasileira atualmente está ainda mais grave, apresentando o pior índice desde os anos 50.

“Para se ter uma ideia, enquanto nos Estados Unidos é possível fazer um produto com um único trabalhador, no Brasil, a mesma peça precisa de quatro indivíduos”, explica Luciano Zorzal, sócio-fundador da Zorzal Consultores & Auditores Associados, com filial no Rio de Janeiro.

Para mudar esse cenário e conseguir resultados mais efetivos, uma das formas eficazes é repensar os processos. “Ou seja, como as atividades estão sendo realizadas? Mais ainda. As atuais tarefas são mesmo necessárias? Não existe uma forma mais barata, rápida ou melhor de obter o resultado final planejado? Certamente, sim”, explana o especialista. Todavia, para isso é necessário priorizar o planejamento.

Uma excelente referência a ser utilizada é a norma ISO 9001. Em sua nova versão, publicada em setembro do ano passado, o modelo de gestão utilizado é estruturado com base em uma série de requisitos. O objetivo é auxiliar as organizações na busca por uma melhoria contínua, promovendo assim o aumento da satisfação dos clientes e produtividade da empresa.

“Sem dúvida, realizar tais reflexões é um dos grandes segredos para fazer mais, utilizando menos recursos”, afirma Zorzal. Portanto, o conselho é fazer uma análise a respeito e avaliar se não está na hora de repensar seus processos. “Além de ganhos financeiros, adotar tal atitude também irá te ajudar no cumprimento de prazos, no aumento da satisfação de seus clientes e na promoção do crescimento sustentável da sua empresa”, finaliza!

Fique de olho nas matérias do Nube e mantenha-se atualizado quanto ao mercado.

Leia mais:

6 dicas para aproveitar seu cursinho

Posso conciliar trabalho e estudo?

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete