Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
quem-direciona-o-aprendiz

Quem direciona o aprendiz? 

Notícia | 01/08/2016

Muitas organizações são obrigadas por lei a contratar aprendizes. Porém, dúvidas surgem quando o tema é quem deverá acompanhar as atividades do novo colaborador. Acompanhe nossa matéria e evite problemas enquanto ajuda estudantes a iniciarem suas carreiras!

De acordo com a legislação, a cota está fixada entre 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, por estabelecimento. A conta deve ser feita sobre o total de empregados cujas funções demandem formação profissional, de acordo com o art. 429, caput e § 1º da CLT. Se ainda estiver com alguma dúvida, acompanhe em nossa calculadora o valor preciso para sua companhia: https://www.nube.com.br/empresas/servicos/aprendizes/calculo_aprendiz#.VOdaqEr0hWc

A melhor opção para guiá-lo é selecionar alguém para lhe dar instruções, tornando-se o responsável pela delegação de tarefas para esse jovem e acompanhando suas atividades. De acordo com o artigo 23, §1º, do Decreto nº 5.598/05 do programa de aprendizagem, a intenção é garantir uma formação contribuinte para o desenvolvimento total do jovem e a conciliação com os conteúdos do curso de sua matrícula.

Ao empregador, permanece a responsabilidade de formar o técnico-profissional compatível com seu desenvolvimento físico, moral e psicológico. “Essa experiência colabora para promover a integração do aluno ao mundo do trabalho e sua futura profissão”, comenta Ester Chapiro, psicopedagoga do Colégio Santo Amaro, no Rio de Janeiro.

Gostou de nossa matéria? Temos sempre uma boa dica para te ajudar! Fique de olho!  

Leia mais:

Estima no alto!

Benefícios e plano de carreira

 

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete