Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
4-etapas-da-lideranca

4 etapas da liderança 

Notícia | 28/07/2016

Você se considera um bom líder? Muitos, deixam a desejar em alguns pontos e não conseguem atingir o potencial máximo da equipe. Para mudar essa situação, listamos algumas dicas imprescindíveis para qualquer gestão.

Sem dúvidas, seja qual for o ambiente, manter um ritmo de crescimento é desafiador. Por isso, uma estratégia bem definida a respeito de qual caminho percorrer é extremamente importante para não falhar nas ações.

Manter a liderança e o controle das iniciativas pode parecer complicado. Felizmente, os gerentes mais bem-sucedidos têm disponibilizado conselhos importantes capazes de auxiliam a trilhar essa jornada desafiadora. Magui Castro, sócia da The Caldwell Partners no Brasil, separou alguns deles:
 
1. Seja curioso e crie aberturas: para quem deseja alavancar os resultados da organização, é necessário estar atento às novas oportunidades, o tempo todo. Junto a isso, crie aberturas para a inserção de novas ideias na companhia, seja responsável por promover ambientes de troca de experiências. A curiosidade é um componente-chave do sucesso.

2. Pensamento de longo prazo: pensar no futuro parece bastante óbvio quando se trata de projetos ou iniciativas, mas ainda é pouco utilizado quando falamos de sucessão. Há uma pergunta essencial a ser sempre feita: como você gostaria de ver a corporação daqui a meio século? Embora um CEO não vá ficar no mesmo cargo durante todo esse período, alguém vai ocupar sua linha sucessória. Encoraje sua equipe a pensar em longo prazo. Faça esse exercício.

3. A inteligência emocional: o ego, a esperteza e a falta de tato com as pessoas podem provocar um efeito decadente para a carreira e para a empresa. Mudar esse comportamento é uma chance de auxiliar a companhia a aumentar os níveis de estabilidade. Reconheça os sentimentos de seu time, valorizando cada membro e dando mais atenção às suas próprias emoções pessoais em uma tentativa de manter uma atitude positiva. Isso fará a diferença no dia a dia.

4. Seja versátil e flexível: o mundo corporativo está sujeito a oscilações a todo o tempo. Fatores externos impulsionam a organização ao sucesso ou ao declínio, a instabilidade é sempre próxima e, portanto, é fundamental o executivo ser flexível a mudanças. A versatilidade de desviar a rota do negócio também é vital para se adaptar de forma criativa e eficaz aos novos desafios.

Fora isso, Bruna Vasques, supervisora de RH na empresa Abra Cadabra no Rio de Janeiro, cita outras características importantes para se destacar: “é importante desenvolver desde o começo da carreira ética, comprometimento, foco em resultado e visão sistêmica”.  

Portanto, faça uma análise de sua trajetória até aqui e mude os pontos negativos.

Leia também:

Procura-se por estagiários 

A hora de fazer um estágio

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete