Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
5-passos-para-uma-startup

5 passos para uma startup 

Notícia | 14/07/2016

Seu sonho é entrar para o ramo de startups? Se sim, fique de olho em nossa matéria e veja dicas preciosas para iniciar seu negócio e não perder tempo rumo ao sucesso. Planejamento e organização são essenciais. Saiba mais!

Dados da Associação Brasileira de Startups (AB Startups) apontam, hoje, no Brasil, algo em torno de dez mil pequenas empresas em atividade, sendo 55% delas comandadas por jovens com idade entre 20 e 23. No entanto, 40% delas decretam falência antes de completar dois anos.

Seja por falta de experiência, conhecimento de mercado ou pelo afã de botar logo a organização pra funcionar, não há como negar o fato de muitos empreendedores de primeira viagem, por vezes, deixarem de lado fatores fundamentais para a sobrevivência do negócio.

Com base em sua experiência de nove anos à frente da Software.com.br, com filiais também na América Latina, o CEO Rodrigo Villar elenca cinco dicas para jovens empresários:
 
1) Ideia boa muita gente tem, mas morre na execução: pode parecer óbvio, mas regularizar a organização, com apoio de um contador, é o primeiro passo. Não se preocupar com questões tributárias, por exemplo, pode minar a competitividade e o potencial de crescimento da empresa.

2) A sobrevivência do dono entra na conta: um bom plano de negócios não busca apenas gerar caixa e crescimento. Ele é melhor quanto mais realista for, por isso, cada setor deve cuidar da sua área e os sócios só devem tirar dinheiro quando as contas da empresa estiverem 100% pagas.

3) Não guarde segredo, mas conte a quem interessa: muitas vezes, o empreendedor prefere guardar segredo sobre seu projeto por medo de roubarem sua ideia ou o desencorajarem com palpites e conselhos. O pulo do gato é contar a quem se importa e pode colaborar com expertises e relatos de experiências. Bons amigos, família próxima e uma rede de contatos confiável são excelentes para conversas e brainstorms.

4) Facilitar para não atrapalhar: o endereço da empresa deve ser muito bem pensado e estrategicamente analisado. Localidades de fácil acesso, com um bons entornos de bancos, cartórios, restaurantes, metrô, Correios etc, representam o pensar logisticamente inteligente.

5) Palavra é palavra: compromisso é para ser cumprido. E um jovem líder precisa saber disso. Desde o princípio, o business e as relações humanas dentro da estrutura corporativa devem se pautar por comprometimento, confiança e seriedade para com parceiros, vendedores, clientes e funcionários. Esse é o alicerce para a verdadeira e legítima reputação.

Para Bruna Vasques, Supervisora de RH na empresa Abra Cadabra no Rio de Janeiro, a base para qualquer negócio de sucesso é a “ética, comprometimento, foco em resultado e visão sistêmica”. Portanto, pense com carinho em seus sonhos e não deixe a desejar nesses quesitos.

Boa sorte!

Leia mais:

Qual curso e carreira devo seguir?

Como crescer na carreira

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete