Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
arquitetura-e-urbanismo-uma-rotina-intensa

Arquitetura e Urbanismo: uma rotina intensa 

Notícia | 27/06/2016

Você está na época de decidir qual carreira vai seguir, mas anda indeciso? Fique calmo, pois todas as semanas abordamos sobre uma área diferente em nosso site, justamente, para tirar as principais dúvidas e auxiliar nessa escolha. Nesta matéria, falaremos sobre Arquitetura e Urbanismo. Conheça um pouco mais sobre o ramo e veja se tem a ver com seu perfil.

O curso tem duração média de cinco anos e aborda tanto disciplinas das ciências humanas, quanto de exatas. Os primeiros semestres prezam mais pela teoria, para possibilitar uma base sólida aos estudantes. Assim, ensina-se antropologia, matemática e história da arquitetura. Já os anos finais focam mais no conhecimento prático e aí os alunos já aprendem sobre a construção de edifícios, por exemplo.

Segundo dados do Censo Inep/MEC 2016, matriculam-se por ano na graduação 289.910 pessoas, mas se formam 21.433 apenas. Para a especialista em Recursos Humanos do Senai CETIQT no Rio de Janeiro, Raquel Gerpe, é essencial aproveitar enquanto se é jovem para se dedicar aos estudos. “Muitos desistem no meio do caminho, no entanto, a energia e disponibilidade enquanto se tem menos idade é muito maior. Por isso, quanto mais cedo se começa a definir os objetivos, maiores serão as chances de alcançá-los”, aconselha.

Dentre as principais oportunidades destacam-se as boas colocações em empresas do setor público, responsáveis por obras de infraestrutura e urbanização, além das chances em construtoras e incorporadoras. A maior parte das vagas está no Sul e Sudeste. De acordo com a Pesquisa Nacional de Bolsa-Auxílio do Nube 2015, a remuneração inicial gira em torno de R$ 1.052,43 e o estágio é obrigatório para a conclusão do curso.

Você pode tanto projetar e coordenar a edificação ou reforma de prédios, desenhando a planta e determinando os materiais a serem utilizados na obra, quanto desenhar objetos e elaborar placas de sinalização e logotipos. A rotina nunca é monótona!

E aí, se identificou com a profissão? Independentemente da carreira escolhida, conte sempre com o Nube. Boa sorte!

Leia mais:

Mix de profissões

Planejando a estética dos ambientes

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete