Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-me-tornar-um-lider

Como me tornar um líder 

Notícia | 09/06/2016

Se você almeja ter uma equipe ou já possui, mas ainda não sabe ao certo qual o melhor caminho para atingir os melhores resultados, fique de olho nesta matéria. Listamos algumas dicas essenciais para quem tem a ambição de se tornar cada dia melhor!

Qualquer um interessado em se tornar um ótimo gestor deve ter em mente uma característica fundamental: a capacidade de formar líderes muito melhores! Desenvolver gerentes permitirá evoluir, além de dar espaço para todos terem ou enxergarem as reais possibilidades para crescer pessoal e profissionalmente.

Um exercício rápido e prático é parar ainda hoje e se questionar: "Se eu virasse Diretor ou Presidente da empresa onde atuo, amanhã quem estaria apto a me substituir?".

Segundo José Ricardo Noronha, escritor e consultor, dentre os importantes conceitos a absorver e aplicar para acelerar a formação de novos líderes, três merecem especial destaque:

1) Meritocracia: é fundamental criar uma cultura empresarial, na qual os funcionários de melhor performance são reconhecidos e têm reais possibilidades de ascenção.

2) Pipeline de liderança: para quem já ocupa um cargo superior, é fundamental atuar o tempo todo em conjunto com a equipe de Recursos Humanos no processo de recrutamento, identificação, capacitação e desenvolvimento dos identificados como “high potentials” (alto desempenho).

3) Transparência: é seu papel buscar ser o mais transparente possível em tudo. Alie a isso a importância de dar um coaching verdadeiro a todos do seu time. Faça-os saber com regularidade quais são as competências, talentos, pontos fortes e pontos de melhoria.

Para Luciana Machado, responsável pelo departamento de Fator Humano na Transvip, no Rio de Janeiro, um modelo de contratação diferenciado, com plano de carreira estruturado e valorização profissional, faz a diferença. “Vale investir nos talentos e no desenvolvimento contínuo desses profissionais. Esse é o segredo para obter resultados efetivos”, afirma.

Perpetue uma cultura vencedora, na qual todos se sentem valorizados e pertencentes à grande causa e ao propósito da organização. Essa é a dica de hoje, do Nube!

Leia mais:

Liderança comportamental

Como desenvolver a autoestima

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete