Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
5-dicas-para-uma-lideranca-eficiente

5 dicas para uma liderança eficiente 

Notícia | 30/05/2016

Você é gestor e quer desenvolver melhor sua capacidade de liderar pessoas? Nesta matéria listamos alguns conselhos importantes e mostramos o caminho certo a seguir. Acompanhe e não erre com seus colaboradores!

Independentemente da área, algumas competências são essenciais para gerir uma equipe de sucesso e ficar na frente dos demais concorrentes em um cenário econômico desafiador. “Nosso país vive um momento febril. Como a grande maioria de todas as patologias humanas, para ocorrer a cura, é preciso identificar o motivo da febre. Precisamos enfrentar as doenças para encontrarmos a cura”, analisa o filósofo Mario Sergio Cortella.
 
Para ele, nessas situações desafiadoras, como a crise política e econômica, somos capazes de ver quem é competente ou não. Nessas horas, os bons gestores devem separar os médios dos melhores para potencializar o time de funcionários. “Verdadeiros empreendedores desfrutam de todas as chances com audácia, traçando estratégias e estudando as medidas necessárias. Ter medo é essencial para o líder ser cauteloso, pois o receio coloca as pessoas para agir e pensar em soluções”, explica.
 
Outras duas importantes qualidades de uma boa liderança são a paciência e insatisfação positiva. “Paciência é um princípio básico e necessário para os bons gerentes. Não é sinônimo de lerdeza, mas de sabedoria. Saber a hora certa de agir é fundamental para a tomada correta de decisões. A insatisfação positiva é a qualidade de sempre querer mais e melhor não a qualquer custo e não só para si, mas para todos”.
 
Para Cortella, as cinco características fundamentais para a o desenvolvimento de uma gestão eficiente são:

1. Manter a mente aberta a aprender novas coisas;
2. Elevar as equipes lideradas para todos andarem juntos em prol de um mesmo objetivo;
3. Inovar a obra, isto é, evitar as certezas, buscar pela inovação e atualização constante, recusando o enferrujamento das práticas;
4. Recrear o espírito, assumindo os compromissos com alegria, comemorando as grandes conquistas e trazendo o prazer para o espaço de atividades.
5. Empreender o futuro, fazendo presente as possíveis oportunidades e direcionando-se à capacidade de agir e solucionar, nutrindo a esperança do verbo esperançar e não esperar acontecer.

Além isso, “desenvolva em sua personalidade mais duas coisas: dinamismo e uma excelente relação interpessoal”, recomenda Erick Santiago, gerente administrativo na Mobile TI, no Rio de Janeiro.

Conte com o Nube!

Leia mais:

Candidato: não pise na bola

Como encontrar uma vaga

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete