Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
sentimento-de-solidao

Sentimento de solidão 

Notícia | 14/04/2016

Ser líder, nem sempre, é uma função cheia de glórias e reconhecimento. Em muitos casos, o distanciamento dos demais companheiros de equipe ocorre naturalmente e é preciso controle emocional para não se sentir isolado.

O gestor é quem equilibra o time, a empresa, o ônus e o bônus dos resultados na organização. Tal característica pode afastá-lo do grupo ou trazer um excesso de autoridade, comum a quem tem muito prestígio. Isso não influencia apenas na reação de seus liderados, mas também no afastamento da realidade.

Para, Claudia S. Reis, sócia da The Caldwell Partners no Brasil, chegar ao topo não é tarefa simples e manter-se nele é ainda mais desafiador. Com isso, vem o estresse, as dúvidas e o distanciamento da família, por exemplo. Tudo fica mais tumultuado e a solidão, nesses casos, pode ser um mecanismo de defesa intrínseco.

“Um gerente é naturalmente só, quando analisamos de forma hierárquica, pois não tem com quem compartilhar problemas e inseguranças. Além do mais, em muitos casos, será função desse profissional tomar decisões estratégicas, as quais não agradarão a um determinado público, mas serão necessárias para a perenidade da empresa, por exemplo”, explica a especialista. Também com frequência, o sentimento de estar se sentindo sozinho é apenas uma questão de falta de afinidade com quem nos rodeia. Isso é comum em todas as posições, deve-se apenas trabalhar para isso não comprometer os relacionamentos interpessoais.

Para minimizar essa solidão, Claudia recomenda fazer parte de grupos com outros executivos de comando, como diretores e presidentes. “Eles também vivem cenários e desafios semelhantes, tanto do ponto de vista profissional, quanto pessoal”, explica.

Fora isso, no dia a dia, para ser melhor aceito pelo grupo, lembre-se de manter o respeito e estar sempre em busca de atualização e novos conhecimentos, pois essa atitude demonstra interesse e proatividade. “Participe de atividades ligadas a área e realize cursos paralelos como liderança de pessoas e gestão de projetos”, aconselha Beatriz Balena, Pró-reitora da UVA – Universidade Veiga Almeida, no Rio de Janeiro.

Boa sorte!

Leia mais:

Chefe ou líder?

Jovens líderes

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete