Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
qual-pos-graduacao-eu-faco

Qual pós-graduação eu faço? 

Notícia | 28/03/2016

Você terminou seu curso superior e agora pensa em fazer uma pós-graduação? Se sim, fique de olho em nossa matéria e descubra todas as possibilidades a seguir e também como cada um dos caminhos auxiliará em sua carreira.

Diante de tantas possibilidades oferecidas pelas instituições de ensino, há muita confusão e dificuldade em compreender cada uma. Para começar, é preciso entender a existência de duas modalidades: stricto sensu e lato sensu.

A primeira visa à formação de pesquisadores, para condução de estudos científicos específicos dentro de um campo. “Já a segunda, tem como objetivo promover a capacitação profissional de quem já possui o diploma de um curso superior, independentemente do ramo”, explica o coaching, Márcio Souza.

Dentro das duas opções encontram-se cinco possibilidades: mestrado acadêmico, profissional, doutorado, especialização e os MBAs. Para o coach, é imprescindível conhecer a função de cada uma para o investimento de tempo e dinheiro serem bem direcionados. “De nada adianta um certificado no currículo, se ele não está compatível com a prática na qual se deseja atuar”, defende Souza.

Os mestrados acadêmicos, com duração de aproximadamente dois anos, são voltados para a formação de professores e pesquisadores com interesse em trabalhar nas universidades. Já o mestrado profissional, criado recentemente, é voltado para quem não pretende deixar o mercado de trabalho, para se dedicar exclusivamente à pesquisa e ao ensino. O doutorado tem maior grau de exigência e dura em média quatro anos. Todos esses se encontram dentro de stricto sensu.

No lato sensu, a especialização possui um caráter mais técnico e é voltada inteiramente para quem busca aprimorar o conhecimento dentro de sua profissão. Assim como os MBAs, destinados ao segmento de administração, com foco em gestão de negócios.

Para a especialista em Recursos Humanos do Senai Cetiqt no Rio de Janeiro, Raquel Gerpe, é essencial investir em educação, pois o mercado está cada vez mais competitivo. “Além de ter um bom vocabulário e uma postura adequada, é preciso definir seus objetivos, se dedicar aos estudos e estar atento às exigências do ambiente corporativo”, garante.

Portanto, avalie com cuidado todas as alternativas e veja qual mais se adapta ao seu perfil.

Boa sorte!

Veja também:

Programe seu futuro

Como me tornar um bom gestor

Pós-graduação remunerada

Pós-graduação no exterior

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo “Nube Vagas” em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Todos os serviços para o estudante são gratuitos!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete