Alguns têm facilidade para aprender idiomas, contudo, a grande maioria sofre para conseguir entender perfeitamente os novos conteúdos. Se com você também é assim, preste atenção em nossa matéria e siga as dicas.

Para assimilar aprendizados, não basta apenas frequentar aulas, é preciso treinar e se envolver em boa parte do tempo. No caso do inglês, esse processo é mais fácil, pois temos um contato maior com músicas, séries, filmes e expressões comuns do dia a dia. Todavia, como fazer se a língua for o mandarim, por exemplo? Não é tão difícil quanto parece! Sumara Lorusso, formada em letras e tradução e presidente da Nin Hao, passa alguns conselhos.

Assista vídeos e novelas - se você gosta de boas produções, essa é uma excelente alternativa para treinar. Tente ouvir as expressões como são faladas localmente e, aos poucos, será possível reconhecer algumas palavras. O ideal é optar por histórias do cotidiano, assim será mais fácil associar o vocabulário. Outra dica é assistir primeiro com legenda em português, depois com o áudio original e, por fim, sem tradução.

Participe de redes sociais –  se inscreva em plataformas onde há troca de conhecimento entre pessoas de diferentes culturas. Um bom exemplo é o LiveMocha, o qual possui tanto módulos gratuitos quanto pagos.

Conheça as 100 frases mais usadas – todos os idiomas possuem uma lista de palavras e frases básicas, usadas com frequência em conversas diárias. Quando não as sabemos, a comunicação fica bem prejudicada.

Escreva sempre e muito – apesar da conversação ser importante, a prática da escrita também é, pois fornece um modo mais eficiente de implementar as estruturas e padrões na memória. Você pode começar fazendo traduções e posteriormente suas próprias produções.

Traga o idioma para sua vida – vale a pena ouvir podcasts e rádios do país, ler livros infantis, trocar a linguagem do seu celular, baixar aplicativos de treinamento e, até mesmo, instalar uma extensão do Chrome, chamada Language Immersion, a qual traduz parcial ou totalmente o texto de uma página para o idioma escolhido.

No mais, se possível, realize um intercâmbio para viver na prática todo o aprendizado. “Essa experiência promove conhecimento cultural, acadêmico e de vida, uma vivência impossível de ser promovida por qualquer curso”, incentiva Maria Paula da Silva, pedagoga na Facig - Faculdade Cenecista Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.

Tenha certeza, com paciência e dedicação você vai longe!

Veja também:

Aprenda um novo idioma

Aprenda um segundo idioma

Idiomas para motivar

Mitos do Idioma

Segredos de um novo idioma

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo “Nube Vagas” em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Todos os serviços para o estudante são gratuitos!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe