Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
meteorologia-estudando-as-variacoes-climaticas

Meteorologia: estudando as variações climáticas 

Notícia | 11/01/2016

Muita gente não sabe, mas existe uma ciência por trás daquela parte do programa jornalístico capaz de estudar as variações climáticas para o dia de amanhã. Antes de ser comunicado por um jornalista (geralmente chamado de a “mulher do tempo”), outros profissionais estavam engajados no levantamento, para sabermos de devemos ou não sair de casa precavidos com um guarda-chuva. A Meteorologia, encontrada também com o nome de Ciências Atmosféricas, estuda a atmosfera da Terra, as causas de cada mudança e os fenômenos naturais. Descubra mais sobre a profissão com o Nube e veja se você possui as habilidades necessárias para essa graduação!

Antes de mais nada, o profissional da área deve analisar uma grande quantidade de dados para realizar as previsões e, para isso, utiliza conceitos de Física e Matemática, além de muitos recursos tecnológicos. Dentre os setores necessitam do auxílio desse especialista, como a agricultura, geologia, turismo e áreas de estudos sobre o impacto ambiental. Dentre as funções a serem desenvolvidas pelo meteorologista, estão:

- Dirigir órgãos, serviços, seções, grupos ou setores em entidade pública ou privada;
- Pesquisar, planejar e dirigir a aplicação dessa disciplina nos diversos campos de sua utilização;
- Executar pesquisas e previsões meteorológicas;
- Dirigir, orientar e controlar projetos científicos;
- Pesquisar recursos naturais na atmosfera;
- Avaliar modificações artificiais nas características do tempo;
- Atender a consultas meteorológicas e suas relações com outras ciências naturais;
- Fazer perícias, emitir pareceres e fazer divulgação técnica dos assuntos referidos nas alíneas anteriores.

O tempo de duração do curso é de quatro anos e os primeiros anos possuem foco maior em disciplinas de ciências exatas. Atualmente, existem 13 instituições de ensino superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) com o Bacharelado em Meteorologia, na modalidade presencial. São todas públicas. Porém, para Solange Calvano, gestora da área de Carreiras da Estácio no Rio de Janeiro, é fundamental fazer uma busca das principais universidades ligadas ao campo e assim escolher quais melhor atendem as suas expectativas: “Veja a proximidade do trabalho ou de casa, flexibilidade de horários, preços compatíveis com as suas possibilidades, conteúdo acadêmico e professores qualificados”, ressalta.

Veja quais são as universidades:

Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Em nosso país, a carreira está em constante desenvolvimento, tanto em empresas públicas, quanto privadas. Quem se dedica à meteorologia ambiental encontra ainda boas oportunidades em secretarias estaduais e municipais de Meio Ambiente.

Gostou das dicas? Desejamos boa sorte e sucesso em suas escolhas!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete