Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
freela-ou-fixo-eis-a-questao

Freela ou fixo, eis a questão! 

Notícia | 14/09/2015

Cláudia Giannoni

Você muito provavelmente Já ouviu falar em freelancer. A palavra em inglês significa "lanceiro livre" e surgiu na época medieval, quando cavaleiros se ofereciam para lutar por quem pagasse mais! Hoje, o contexto mudou, mas o conceito é muito parecido. Afinal, o temo se destina a profissionais autônomos, interessados em mais trabalhos e menos rotina. Ficou interessado no assunto? Saiba mais nesta matéria!

O prestador de serviços (freelancer) é muito comum nas áreas de humanas como jornalismo, design, publicidade e direito. Apesar de não terem carteira registrada e benefícios de um colaborador CLT, esses profissionais contam com flexibilidade de horários e capacidade de adaptar sua renda de acordo com as possibilidades e características de cada cliente. "Apesar de parecer ideal para muitas pessoas, a falta de segurança em relação aos ganhos futuros, a enorme necessidade de disciplina e a ausência de leis trabalhistas ainda assusta quem tem o perfil mais tradicional", comenta Rafaela Gonçalves, analista de treinamento do Nube.

Em uma comparação, listamos para você os pontos positivos e negativos de cada um:

CLT: tem como vantagem os benefícios como férias e FGTS, sem contar a segurança quanto à renda mensal. O lado negativo são os descontos na folha de pagamento.

Freelancer: possui o poder de negociar o salário e sua independência, coordenando seus horários e dias trabalhados. As desvantagens ficam por conta da instabilidade, necessidade de renovar contratos e nenhuma garantia quanto a folgas, aposentadoria ou auxílio-doença.

Independentemente de sua escolha, que tal, antes de tudo, experimentar um estágio? “A atividade é fundamental para um profissional em início de carreira, pois permite relacionar os conhecimentos adquiridos na faculdade com as funções a serem desempenhadas futuramente no ambiente corporativo”, incentiva a coordenadora do curso de Tecnologia em Produção do Vestuário, no Senai Cetiqt/RJ, Luísa Meirelles.

E aí, pronto para ingressar no mundo corporativo? Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete