Entrar para o mercado de trabalho está cada vez mais uma tarefa difícil. O candidato, além de possuir diversas habilidades, ainda precisa lidar com ocasiões, com as quais está pouco acostumados. São dinâmicas de grupo, testes, entrevistas e outras avaliações. Por isso, é preciso se capacitar e, claro, manter sempre a calma.

Durante um processo seletivo, o recrutador analisará características como postura, vestimenta, competências e trabalho em equipe. Desse modo, algumas dicas fazem toda a diferença:

- Não sente largado na cadeira;
- Evite conversas paralelas;
- Opte por utilizar vestimentas sociais;
- Saiba ouvir a opinião dos demais candidatos.

Na apresentação pessoal, momento onde o jovem vai falar um pouco sobre suas aptidões, é comum se deparar com perguntas como: quais os seus pontos de melhoria. Em 80% dos casos a resposta mais citada é o perfeccionismo. No entanto, isso não explica muito sobre a pessoa. O esperado pelos selecionadores é ouvir em quais aspectos essa particularidade chega a atrapalhar. “Portanto, é necessário apresentar a falha e em seguida dar uma breve explicação sobre os danos causados por ela. Nada muito extenso”, explica Natália Caroline Varga, coordenadora de recrutamento do Nube.

Na entrevista olhe nos olhos do avaliador e seja sincero. Não adianta mentir, pois se o fizer, o entrevistador vai levar em conta um perfil comportamental, o qual não corresponde ao verdadeiro. Isso o levará a conquistar uma vaga, com a qual muitas vezes não se sentirá feliz.

Fora isso, alguns conselhos são imprescindíveis em qualquer avaliação: procure aparecer pelos seus atributos internos, ao invés dos externos. Chegue com antecedência ao local, isso ajuda a baixar a ansiedade. Tome cuidado com os vícios de linguagem e mantenha sempre a tranquilidade.

Lembre-se: existe o perfil certo para a vaga certa. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe