Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-os-jovens-se-enxergam-na-posicao-de-lideres

Como os jovens se enxergam na posição de líderes? 

Notícia | 17/03/2015

Você gosta do seu gerente ou coordenador? Aprova o estilo deles? Ou agiria diferente? Pensando no assunto, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios realizou uma pesquisa com a seguinte pergunta: “Se você fosse um líder, como seria?”. Quase 20 mil jovens de todo o país responderam essa questão. O resultado apontou para a importância de cobranças, mas sempre em equilíbrio com o bom humor.

No livro “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel, é possível aprender algumas táticas para ser um bom dirigente, como pertencer ao povo antes de formar um caráter de majestade. Da mesma forma, é preciso ser um colaborador antes de comandar e ainda observador para tomar as decisões corretas. Além disso, existem outros pontos essenciais nessa formação. Para conhecer o resultado, entre os dias 23 de fevereiro e 6 de março, o Nube questionou a 19.744 internautas, com faixa etária entre 15 e 26 anos, sobre qual o perfil ideal de chefia para a sociedade. Dentre as quatro opções de respostas, a maioria, 56,17%, 11.168 dos votantes, escolheu a alternativa “Cativante, mas cobrando na medida certa”.

Segundo Eva Buscoff, coordenadora de treinamentos internos do Nube, “as pessoas querem ser os gestores idealizados como perfeitos. Todavia, é importante lembrar da existência do distanciamento entre aquilo buscado enquanto um ideal e quem o indivíduo é de fato. O desafio é alcançar esse sucesso, sem perder a própria identidade”. Ou seja, muitas vezes, por ter o poder nas mãos, os cidadãos criam um novo modelo de agir para mostrar credibilidade, transformando toda sua verdade particular.

Já em segundo lugar, 31,83% (6.328 participantes) optaram por se mostrar “Exigente, mas sendo sempre educado”. De acordo com a especialista do Nube, é importante exigir do seu colaborador, mas sempre lembrar da gentileza e coerência para não deixar de ser um líder admirado, mas um chefe odiado. Nesse caso, entra a concepção da diferença entre líder e chefe: o primeiro, sempre motivador, visa trabalhar com os objetivos e filosofia da empresa, focando em alcançar resultados como consequência; já o segundo, seguindo um modo autoritário, cobra resoluções e deixa de parabenizar quando é o momento, além de não participar do processo.

Em contrapartida, 1.472 pessoas (7,40%), elegeram a alternativa “Instigante, mas sempre oferecendo premiações”, como a forma de gestão ideal. “Bonificações não são ruins, porém não se pode esquecer de outros pontos importantes para quem ocupa o mercado atual.  A geração Y, por exemplo, valoriza qualidade de vida e investe, não apenas na carreira, mas em sua vida pessoal”, explica a especialista.

Com 4,60%, 914 votantes, escolheram “Neutro, deixaria a equipe à vontade”. Contudo, espaço demais pode não ser uma boa ideia. “Quando existe obrigação de tarefas, a exigência é natural. Em casos de equipes formadas por estagiários e outros profissionais em início de carreira, é aconselhável pedir resultados com frequência, manter um acompanhamento próximo e realizar feedbacks das atividades desempenhadas”, comenta Eva.

Para a coordenadora, não existe um líder perfeito, mas sim um gestor ideal para cada perfil de equipe. “As pessoas e as diferentes áreas de atuação me fazem concluir o fato de não existir uma fórmula secreta. Quando envolve relacionamentos, sempre nos surpreendemos! Portanto, o mais importante é respeitar a si e aos outros”, finaliza.

Serviço: Pesquisa realizada pelo Nube, com quase 20 mil jovens, aponta qual a postura ideal de um líder.  

Sugestão de Fonte: Eva Buscoff, coordenadora de treinamentos internos do Nube.

 


Sobre o Nube

Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Possui mais de 6.800 mil empresas clientes, 13,5 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 550 mil pessoas no mercado de trabalho. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades.
 
Anualmente, são realizadas 10 milhões de ligações, enviados 3 milhões de SMS e encaminhados 700 mil candidatos. O banco de dados conta com 3,6 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente.
 
Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo no Facebook para publicação das vagas. O Nube também está presente nas principais redes sociais Twitter, Google+, Linkedin, Foursquare e Youtube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br.

Compartilhe

Enquete