Todos estamos em constante evolução, seja na vida pessoal ou profissional. Para isso, precisamos saber com frequência quais são as percepções dos outros sobre nós e, a partir delas, procurar melhorar. Dentro de um emprego, o nome dado a isso é feedback. Você já recebeu um alguma vez?

“Trata-se de uma importante ferramenta na gestão de pessoas”, diz Yolanda Brandão, coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento do Nube. E completa: “por meio dele, orientamos se o colaborador está ou não agindo de maneira adequada, de acordo com suas atribuições”. Para ela, é um verdadeiro agente provocador de mudanças.

Para os líderes com pouca experiência nessa prática, a especialista separou algumas dicas. “A conversa ideal respeita o colaborador, é transparente e honesta”, explica. Saiba mais:

- Padrão definido: o colaborador só pode ter um desempenho adequado quando o desempenho esperado é claro. Alinhar essas informações é fundamental logo na contratação para facilitar os critérios de avaliação;
- Baseie-se em fatos: Levar em conta impressões e achismos não revela uma postura de maturidade. Seja franco e exponha as situações;
- Seja respeitoso: falar com teor destrutivo ou altamente negativo pode surtir o efeito contrário e gerar desmotivação.
- Dê retorno imediato: para ser assertiva, a reflexão deve ocorrer logo após a ocorrência ou identificação do problema.

“Lembre-se: todo feedback deve ser acompanhado com um plano de desenvolvimento, ou seja, uma estratégia definida junto com o colaborador para superar tais obstáculos”, finaliza Yolanda. Pronto: agora você já sabe como aplicar uma importante estratégia na manutenção da sua equipe!

Conte com o Nube para seu sucesso como gestor!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe