O interesse por leitura e assuntos ligados ao ser humano são requisitos fundamentais para quem pensa em seguir nesta área. Estamos falando de uma das atuações mais antigas da nossa história: a filosofia. Um estudo acadêmico existente há mais de três mil anos e capaz de conquistar pessoas de diferentes estilos. Por isso, um curso digno de destaque especial em nosso site. Assim, o Nube te ajuda a entender melhor as diretrizes da carreira.

“Uma disciplina capaz de transformar quem a estuda. Destrói e refaz os valores pessoais assumidos por cada um em sua vida, bem como sua visão de mundo”. Essa é a impressão de San Tiago, formado em filosofia, ao responder sobre o grande motivo de ingressar no campo. Em entrevista ao Facebook do Nube, ele contou um pouco de sua vivência acadêmica e afirma: “cada matéria é uma faculdade”.

O curso tem quatro anos de duração, com aulas sobre: ciência, religião, lógica, teoria do conhecimento e, claro, muito conteúdo das obras de ícones como Platão e Hegel. Para San Tiago, é um dos estudos mais amplos de todas as opções oferecidas por uma universidade. É preciso escrever muitas dissertações, ir a diversas palestras e analisar e refletir sobre a essência do universo. O ritmo é pesado e nem todos aguentam. Segundo dados do Censo Escolar do MEC, dos cerca de 23.630 matriculados por ano, apenas uma média de 3.800 se formam.

Cada instituição segue uma linha diferente de ensino. Logo, é bom saber qual ênfase seguir. A UFABC, por exemplo, é focada em filosofia epistemológica, devido ao seu viés cientifico. Já a PUC e a USP são mais voltadas para o ramo político.

Quanto ao mercado de trabalho, apesar de restrito, ganhou uma abertura quando ocorreu a obrigatoriedade da matéria na grade curricular do ensino médio. E o salário inicial, segundo o Guia de Estudantes, gira em torno de R$ 950,00.

Entretanto, San Tiago faz questão de frisar o fato de o estudo não levar a uma profissão, mas sim a uma especialização. “Justamente por isso, não é da dinâmica do curso a preocupação no ingresso ao mundo corporativo. As oportunidades nesse ramo são em departamentos de pesquisa, secretarias de cultura, jornais, revistas ou, em casos mais comuns, escolas”, explica o filósofo.

San Tiago se mostra um amante do segmento e, apesar de atualmente não trabalhar com isso, aconselha os jovens: “Se você não pretende ver filosofia na sua frente, tente responder a si mesmo porquê essa ciência é tão inútil. Enquanto contesta estará filosofando!”. Todavia, se pretende cursar, tenha consciência de ter de lidar com um vocabulário altamente sofisticado e com colegas de sala, os quais já possuem alguma formação superior.

Vai aceitar o desafio?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe