Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
filosofia-a-pratica-da-reflexao

Filosofia: a prática da reflexão 

Notícia | 28/04/2014

“Penso, logo existo”: Com certeza, você já ouviu essa frase do famoso filósofo e matemático francês, René Descartes (1596-1650). Gosta de refletir e investigar, com profundidade, sobre a vida, a história e seus acontecimentos? Conheça mais sobre a carreira capaz de mobilizar seus pensamentos sobre os mais variados assuntos!

Como funções, o especialista formado em Filosofia realiza pesquisas, dá aulas e presta consultoria para instituições científicas, artísticas e culturais. Também estará apto a fazer reflexões sobre questões éticas, políticas, metafísicas e epistemológicas, além de buscar compreensão teórica dos conceitos, como os de espaço, tempo, verdade, consciência e existência. Ufa, quanta coisa, não é mesmo?

Vamos conhecer o mercado? Quem se dedicar à profissão, poderá ser:

- Crítico: Analisar e julgar obras artísticas e literárias, escrevendo artigos para jornais, revistas e outros meios. Analisar a sociedade em questões éticas e políticas;

- Ensino: Lecionar em escolas de ensino médio, com licenciatura. Para o ensino superior, é necessário cursar pós-graduação.

- Pesquisa: Desenvolver estudos acadêmicos sobre diversos temas, em áreas como lógica, filosofia da ciência, ética, estética, entre outros.

São oportunidades legais para quem gosta e se interessa pelo setor. A demanda é grande, pois faltam professores para as escolas cumprirem a obrigatoriedade de oferecer a disciplina no currículo do Ensino Médio. Isso vale para todas as regiões do país, principalmente fora das capitais! Em São Paulo, estão a maioria das oportunidades, além de melhores remunerações.

O salário inicial é de R$ 1.187,00, segundo os professores da Educação Básica pública, por 40 horas semanais (fonte: Ministério da Educação). E aí, está preparado? Você vai ler e escrever muitas dissertações e monografias, além de assistir a palestras e seminários. Mergulhe de cabeça nessa infinidade de conteúdos, de mestres como Platão, Kant e Hegel. Em nosso Facebook, @Karen V. Oliveira foi só elogios para a carreira: “Acho-a maravilhosa!”. Porém, acredita ser bacana aliá-la a outra profissão, como complemento.

No primeiro ano de sua graduação, o currículo é fundamentado em matérias básicas, nas quais você estuda introdução à filosofia e filosofia em geral, como medieval, antiga, moderna e contemporânea. Além disso, disciplinas como teoria do conhecimento, linguagem e filosofia política também estão na grade.

A duração é de quatro anos e é necessário um trabalho de conclusão para receber o diploma.
Gostou da sugestão da semana?

Fique de olho em nossas publicações, quem sabe você escolhe a carreira ideal para seu perfil? Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete