Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-perfil-do-jovem-brasileiro

O perfil do jovem brasileiro 

Notícia | 03/04/2014

A juventude é uma época muito especial na vida de qualquer pessoa. Na maioria das vezes, é um tempo de descobertas, de se criar responsabilidades e entrar no mercado de trabalho. Recentemente, pesquisadores têm se debruçado sobre o assunto para traçar o perfil dos brasileiros nessa faixa etária. Quer saber tudo? Veja com o Nube!

O 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), divulgado pela Universidade de São Paulo, foi responsável pela revelação dos últimos dados.  Ao entrevistar 4.607 pessoas de idades entre 14 e 25 anos, de 149 cidades, o objetivo era detectar os comportamentos de risco e as conclusões foram assustadoras.  Acompanhe:

- Metade dos jovens consomem bebidas alcoólicas, geralmente a partir dos 15 anos;
- Um terço bebe e dirige em seguida. Além disso, 36% deles fazem uso nocivo da substância, ou seja, tomam duas ou mais doses em um intervalo de duas horas;
- 18% fumam;
- 5% usaram maconha no último ano;
- Um pouco mais de 5% já se envolveu em brigas – e isso está diretamente ligado ao uso de drogas lícitas e ilícitas;
- Uma em cada dez meninas já realizou aborto;
- Em média, 34,1% nunca utilizam camisinha em relações sexuais;
- 80% dos garotos e 86% das garotas disseram não se exercitar;
- 21,2 % possuem sintomas de depressão.

Caso tenha reconhecido a si mesmo ou seu círculo de amigos nos dados acima, saiba: determinadas posturas podem influenciar sua vida profissional. Segundo Eva Buscoff, coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento Internos do Nube, essa pesquisa revela traços de imaturidade, irresponsabilidade e curiosidade. “Evidentemente não é uma regra e sim um aspecto dessa fase na qual as pessoas estão, em menor ou maior grau, experimentando e testando os seus limites”, afirma.

No mercado de trabalho, isso se reflete e alguns erros escapam “Geralmente, acabam relatando alguma experiência pessoal e demonstram falta de cuidado, aproveitam a noite de forma inconsequente e no outro dia não comparecem ao estágio, ou utilizam as redes sociais de modo insensato”, explica a especialista. “Minha dica é a seguinte: se você precisasse selecionar um estagiário e ele agisse dessa forma, o contrataria?”.

Colocar-se no lugar do outro ajuda a refletir sobre as respectivas de um gestor em relação à sua atuação.  “Amadurecer significa pensar, e muito, nas consequências das nossas escolhas”, finaliza Eva. Conte com o Nube para seu desenvolvimento!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete