Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
boa-redacao-em-dez-passos

Boa redação em dez passos 

Notícia | 13/03/2014

O Nube sempre frisa a importância de uma boa escrita, pois é um fator eliminatório em processos seletivos e, além disso, é essencial um bom vocabulário quando entrarmos em uma empresa. Já pensou escrever um e-mail com vários erros gramaticais? Ou redigir algo para seu chefe com problemas de concordância? Pois é, veja nesta matéria formas de melhorar suas redações!

Um estudo realizado pelo Nube no último ano identificou uma carência em nossa língua mãe, por parte dos jovens. A reprovação foi maior entre os estudantes de 15 a 18 anos e do ensino médio. Entre os cursos de nível superior, a maior reprovação está entre os cursos de turismo, educação física e publicidade. Para não fazer parte desse índice, acompanhe as sugestões:

1- Mantenha-se informado: os temas propostos em vestibulares, dinâmicas e no próprio Enem são sempre relacionados a questões atuais. Portanto, é imprescindível possuir noções gerais do Brasil e do mundo.

2- Escolha textos para analisar: É um ótimo exercício para assimilar e compreender a estrutura, linguagem e pontuação.

3- Treine: escreva ao menos dois textos por semana. Se possível, leve a algum professor. Assim, ele analisará e fará suas correções.

4- Verifique temas anteriores: Um modo inteligente de praticar é saber quais foram os assuntos já abordados em vestibulares e concursos, preferencialmente os considerados mais difíceis!

5- Encontre um título: leia o enunciado e interprete o exercício proposto. Sempre inicie com um rascunho e, conforme as ideias forem fluindo, passe para a página oficial, ao terminar.

6- Planeje-se: Ao encontrar sua abordagem, pense em como desenvolvê-la, de modo a não ficar com o conteúdo confuso e perdido. Em dúvida sobre datas? Não coloque-as. Não sabe a grafia de alguma palavra? Ponha um sinônimo.

7- Invista na linguagem: Palavras variadas acabam enriquecendo seu material. Apresente seu repertório linguístico, típico de um leitor aplicado!

8- Revise: Reveja o conteúdo e veja se há coerência e coesão em sua escrita e se possui conexão com o solicitado na prova.

9- Transcreva: copie seu rascunho, mas atente-se aos deslizes e altere, caso precise. Essa é a ultima oportunidade!

10- Acredite em seu potencial! Você não é melhor nem pior, comparado aos demais. Todos possuem as mesmas chances de se dar bem.

Agora é contigo! As dicas foram dadas. Prepare-se ao máximo antes de algum exame. Quanto mais você investir em seu sucesso, melhor será o resultado. Confie no seu taco e conte com o Nube para ajudá-lo!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete