Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
qual-e-o-seu-perfil

Qual é o seu perfil?  

Notícia | 10/02/2014

Você já teve um gestor homem? E uma mulher? Qual dos dois você prefere? Pense bem, existem pontos positivos e negativos em cada um deles! A explicação é biológica. Saiba tudo sobre o assunto nesta matéria e absorva o conteúdo para mandar bem quando for a sua vez de liderar uma equipe!

Segundo uma pesquisa realizada pela Fellipelli Consultoria e Diagnósticos, em parceria com a Michael Page, referência em recrutamento especializado de executivos para média e alta gerência, o sexo masculino tem um perfil mais racional, enquanto o oposto pende para o emocional. Vejamos as diferenças, comentadas pelo Analista de Treinamento do Nube, Henrique Ohl:

Perfil Racional (Homem)
- Faz análises lógicas
- Consegue concentrar-se mesmo sem harmonia no ambiente corporativo
- Decide de forma impessoal, com regras claras e aplicáveis a todos
- É breve e conciso na comunicação, enfatizando os prós e contras
- Ao argumentar, primeiro apresenta metas e objetivos
- Pode magoar as pessoas sem querer, por ser muito crítico e insensível
- Suas decisões podem não considerar os desejos da área

"A falta de percepção com as emoções do outro tende a conduzir o foco para o resultado e a produtividade. Além disso, uma vez ausente esse tipo de influência do raciocínio, solucionar problemas de maneira imparcial é quase natural", comenta Ohl.

Perfil Emocional (Mulher)
- Segue valores pessoais para tomar decisões
- Trabalha melhor quando o clima no escritório está bom
- Gosta de atender às necessidades dos colaboradores
- Coloca-se no lugar do outro para entender seus sentimentos
- Deseja a aprovação da equipe
- Tem dificuldade em dizer não
- Tende a postergar decisões difíceis para evitar conflitos
- Pode perder credibilidade, por favorecer uns no lugar de outros

Para o especialista, essas características aproximam a gerente dos seus liderados, por acolherem melhor seus subordinados. "Isso dá um ar mais "humano" e deixa o clima organizacional propício para conversas difíceis. No entanto, essa facilidade de identificação pode ocorrer em parcialidade, tornando uma questão profissional em algo pessoal e além do trabalho", explica.

Tá vendo só? Não existe um perfil melhor ou pior! Todos têm suas qualidades e pontos de melhoria. As consequências das ações serão os indicadores da eficácia em determinado momento. O ideal é ter experiência e disposição para aprender com o sexo oposto, o capacitando para lidar com diferentes tipos de pessoa.

Já sabe qual é o seu: racional ou emocional?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete