No final do ano, geralmente ocorre um aumento do número de vagas e como consequência, mais chamados para entrevistas. O desejo de muitos profissionais em ingressar em uma boa oportunidade acaba passando um pouco dos limites. Você é sincero na hora de escrever um currículo? Se não é, deveria... Veja com o Nube alguns esclarecimentos e seja fiel aos seus conhecimentos!

Enfeitar demais suas competências ao elaborar um documento de apresentação pode gerar conflitos durante um processo seletivo. Ansiosos por uma colocação no mercado, muitos jovens acabam “levantando muito a bola”, colocando competências demais para parecerem aptos a um cargo de liderança, por exemplo. Contudo, muitas empresas optam por verificar sua conduta na organização anterior... E aí o bicho pega!

Dica do Nube: Cuidado apenas para não exagerar na desconfiança. Quem diz ter MBA ou especialização e não se sai tão bem na entrevista, nem sempre está mentindo. Fatores como nervosismo, ansiedade ou timidez podem atrapalhar em seu desempenho.

Em nosso Facebook, os seguidores contaram um pouco sobre casos já vistos. @Gercimar Martins conta ter desmascarado uma “demissão por justa causa”. @Juliana Oliveira também tem uma história: “um candidato mentiu dizendo dominar língua inglesa. Porém, na hora da entrevista, foi flagrado!”.

A analista de recrutamento e seleção do Nube, Aline Barroso, afirma: “o currículo é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Por isso, o ideal é ser o mais honesto possível”. Para ela, “é muito importante constar informações verdadeiras, além de evitar exageros. Caso seja contratado, a falta dessas habilidades será notada no cotidiano”, explica.

“Um dado muito falsificado é o nível de idiomas. Muitos dizem ser fluentes em inglês, francês e espanhol inclusive durante a apresentação, mas no momento do teste, não desenvolvem a questão”, esclarece Aline. Outro exemplo são cursos superiores: “alguns concorrentes não estão matriculados e no momento da contratação, não entregam o comprovante de escolaridade”. A especialista conta uma das situações já presenciadas: “Um jovem alterou o curso e a idade para concorrer à uma vaga de nível superior. Porém, ele estava matriculado no ensino médio e era menor de idade”.

Lembre-se: Atitudes assim denotam falta de transparência. Falar a verdade é a melhor opção sempre! Além disso, mentir no currículo é um ato de desonestidade!

Existe sempre o perfil certo para a vaga certa. Não desanime! Seja honesto consigo e com os demais e poupe o tempo de ambos durante uma dinâmica.

Boa sorte e conte com o Nube. Já pesquisou nossas oportunidades hoje?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe