Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
voce-aceita-criticas

Você aceita críticas? 

Notícia | 10/10/2013

Segundo com o Dicionário on-line Priberam da Língua Portuguesa, a palavra crítica tem três significados principais: "uma análise de qualquer produção intelectual", "a capacidade de julgar" e "uma opinião desfavorável". No senso comum, ela geralmente está ligada a sentimentos ruins. E você, como lida com ela?

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Minnesota, nos EUA, um feedback malfeito tem seis vezes mais efeito quando comparado a um forte elogio. E se quem o recebeu não for preparado psicologicamente, pior ainda! O desastre está consumido. "O impacto psíquico é inevitável e será manifestado mais tarde no comportamento dessa pessoa, pois o ser humano possui maior tendência a gravar eventos negativos", explica Rafaela Gonçalves, Analista de Treinamento do Nube.

A especialista dá a dica para o gestor não cair nessa cilada. "Ele deve basear a sua análise em aspectos produtivos e comportamentais, como comprometimento com prazos e horários, por exemplo. É importante falar de fatos e não suposições ou percepções pessoais. Caso contrário, o colaborador pode não entender a mensagem, gerando um desconforto ainda maior", comenta Rafaela.

Caso o seu gerente realmente não tenha o "dom" do feedback, a Exame.com deixa oito sugestões para você lidar com possíveis comentários "maldosos":

- "Falta criatividade": converse com outros profissionais para trocar ideias e busque referências;
- "Não bateu as metas": mostre seu resultados e peça para o seu chefe auxiliá-lo no melhor caminho para cumpri-las;
- "Fora de prazo": assuma o erro e se organize melhor. Caso precise, peça mais tempo para executar a atividade;
- "Seja humilde": pergunte exemplos de quando foi arrogante e procure escutar a opinião dos outros, mesmo quando estiver certo;
- "É muito desorganizado": anote as tarefas;
- "Se isola": preste atenção em todos e converse com respeito e simpatia!

Agora não há desculpas: encare as críticas de frente! Confie em seu potencial e procure se desenvolver constantemente, em todos os sentidos. Assim, você estará sempre melhorando, pois é impossível alcançar a perfeição, não é mesmo? Força aí e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete