Já ouviu falar em distimia? Ela é um tipo de depressão crônica, de moderada intensidade. Pessoas com essa doença geralmente tem um alto grau de irritabilidade. Se identificou com o assunto ou conhece alguém assim no seu trabalho? Veja dicas com o Nube para lidar com a situação!

De início, é importante identificar se você não está apenas chateado momentaneamente, por conta do seu chuveiro ter queimado e um dia muito frio, por exemplo. A distonia é diagnosticada quando o paciente apresenta, por pelo menos dois anos, a maioria dos seguintes sintomas:

- Mau humor;
- Baixa autoestima;
- Desânimo e tristeza;
- Predominância de pensamentos negativos;
- Alterações do apetite e do sono;
- Falta de energia para agir;
- Isolamento social;
- Tendência ao uso de drogas lícitas, ilicítas e de tranquilizantes.

(Fonte: http://drauziovarella.com.br/crianca-2/distimia/)

Caso tenha percebido algumas características do distúrbio em você, procure imediatamente um médico! O tratamento inclui antidepressivos e visitas regulares a um psicoterapeuta. Se tudo isso ainda não te convenceu a se tratar, damos mais um bom motivo: o mau humor pode prejudicar a sua carreira!

De acordo com  Rita Alonso, especialista em RH, todos temos conflitos e podemos aprender muito com eles. "O problema é quando uma alteração de temperamento aparece em larga escala, prejudicando tanto a vida pessoal quando a profissional". Ela detalha quais atitudes negativas podem sondar um colaborador quando não busca ajuda:

- Afastamento dos colega de trabalho do seu convívio, acompanhado de possíveis conflitos;
- Ausência de compartilhamento de conhecimento, pela falta de contato;
- Crença em ser uma vítima do isolamento criado por você mesmo;
- Falta de percepção para novas oportunidades;
- Diminuição do prazer em trabalhar;
- Dores de cabeça e problemas no estômago.

Skarlett Oliveira, Analista de Treinamentos do Nube, aponta uma possível solução para esse tipo de situação no meio coorporativo. "O ideal seria os colegas o chamarem para uma conversa, a fim de entender os reais motivos do seu problema. Juntos, é possível encontrar um meio termo satisfatório para todos", indica. 

Algumas simples mudanças de hábito também podem contribuir para melhorar sua qualidade de vida, como boas noites de sono, uma alimentação saudável e a prática regular de uma atividade física. Ótimas relações com familiares e amigos também ajudam, além de um bicho de estimação, por que não? Por fim, mantenha os pensamentos positivos! Eles só atraem mais coisas boas.

E você? Precisa ir ao médico?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe