Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
pesquisa-do-nube-revela-jovens-tem-muitos-amigos-em-redes-sociais-mas-assumem-ser-uma-8220-farsa-8221

Pesquisa do Nube revela: jovens têm muitos amigos em redes sociais, mas assumem ser uma “farsa”  

Notícia | 21/06/2013

Realizada entre os dias 6 e 17 de maio, internautas dizem ter muitos conhecidos e poucos amigos adicionados em sua rede
 
Atualmente, é difícil encontrar alguém sem um perfil em redes sociais. Além da Geração Y, ligada a todas as novidades tecnológicas, as gerações anteriores também estão interagindo por meio da web. Pensando nisso, o Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios, realizou uma enquete em seu portal, entre os dias 6 e 17 de maio, para desvendar o critério de seleção quando alguém encaminha um convite de amizade no Facebook.
 
A pesquisa contou com a participação de 1.959 pessoas. As alternativas foram as seguintes: “Na verdade são ‘conhecidos’, poucos são amigos”; “Uma necessidade, é complicado dizer não para quem te adiciona”; “Ótimo, isso demonstra meu bom relacionamento pessoal”; “É a mudança do conceito de amizade”; “Uma farsa, muitas pessoas nunca falam com você”.
 
Como resultado, liderou a opção “Conhecidos, poucos são amigos”, com 48,39%, ou seja, 948 votantes. Para Rafaela Gonçalves, analista de treinamento do Nube, "isso é reflexo da mudança nas formas de comunicação. Hoje, estabelecemos relacionamentos muito mais segmentados e a Internet se tornou uma aliada”. Porém, para a especialista, “isso não deve ser encarado de forma negativa: muitas oportunidades surgem por meio desses portais”. Sendo assim, deve-se fazer uma análise para identificar quem vale a pena ser inserido em seu networking.
 
Em segundo lugar, 625 internautas (31,90%) acreditam ser “Uma farsa, pois muitas pessoas nunca falam com você”. Rafaela comenta essa visão: “os usuários ainda estão se adaptando ao novo contexto, mas quem aceita todos os convites de amizade não está utilizando a ferramenta de forma estratégica”, explica.
 
Em terceira posição, ficaram os defensores das novas amizades. O tópico “Ótimo, isso demonstra meu bom relacionamento pessoal” atingiu os 12,05% (236). Em quarto lugar, temos a “mudança do conceito de amizade”, com 5,97%, totalizando 117 indivíduos.
 
Por último, em nosso ranking, tivemos o grupo de quem afirma “ser difícil dizer não a quem te adiciona”, com 1,68% (33). “Para alguns, possuir muitos amigos no Facebook é sinônimo de status”. Para quem age assim, a analista sugere: “selecionar quem fará parte de sua rede é uma forma de evitar contatos indesejados ou até mesmo criminosos. São muitos os casos de preconceito na web e fraudes, como ‘perfis fakes’”, alerta Rafaela.
 
Dados divulgados em março de 2013 pelo vice-presidente do Facebook na América Latina, Alexandre Hohagen, apresentam um aumento de 12 milhões de usuários, em 2011, para os atuais 67 milhões, uma alta de 458%.
 
“Prevenir discussões e desentendimentos é um modo de conservação da imagem, pois muitas empresas utilizam as redes sociais para fazer triagem de currículos e avaliar candidatos”, finaliza Rafaela.
 
Serviço: pesquisa aponta a opinião dos jovens sobre contatos desconhecidos em redes sociais
 
Fonte: Rafaela Gonçalves, analista de treinamento do Nube
 
Sobre o Nube
 
Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Também há oportunidades para trainees e formados. Possui mais de seis mil empresas clientes, 12 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 430 mil pessoas no mercado de trabalho. Também administra toda a parte lega e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades.
 
Anualmente, são realizadas 8 milhões de ligações, enviados 1,8 milhão de SMS e encaminhados 620 mil candidatos. O banco de dados conta com 3,2 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer às milhares de oportunidades oferecidadas mensalmente.
 
Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo no Facebook para publicação das vagas. O Nube também está presente nas principais redes sociais Twitter, Google+, Orkut, Foursquare, Linkedin e Youtube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete